Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

BaianaSystem ressalta o valor dos musicistas neste Carnaval

Banda falou com a Billboard Brasil sobre o recente álbum com fanfarras

baianasystem 6

BaianaSystem no Furdunço em Salvador no Carnaval 2026 (Pedro Soares/Taiana Mafe/Máquina de Louco/Divulgação)

Atração do Camarote Salvador neste Carnaval 2026, BaianaSystem foi o grande destaque desta quinta-feira (12). A banda é conhecida por sua performance que contagia qualquer plateia.

Em entrevista à Billboard Brasil, Russo Passapusso, líder do grupo, falou sobre o lançamento mais recente, “Mixtape Pirata, Vol. 1”, lançado no dia 4 de fevereiro. Ele também esclareceu a ideia de integração da América Latina, uma pauta que tem ganhado cada vez mais força, mas que nasceu de forma natural no projeto musical.

“Eu acho que esse ano não foi nem muito planejado, naturalmente ficou mais forte a relação de coletivo na nossa história e na nossa vida.”

Ouça ‘Mixtape Pirata, Vol.1’

“Acho que o disco ‘O Mundo Dá Voltas’ trouxe isso pela quantidade de participações e pela projeção que a gente teve em relação à diferença de característica de cada pessoa que participava, se unindo ao tema. Então, isso ficou muito forte”, continuou.

O álbum “O Mundo Dá Voltas” foi lançado em janeiro do ano passado. Com 13 faixas, o disco levou um Grammy Latino em 2025 na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Ouça ‘O Mundo Dá Voltas’

“A gente entrou no Carnaval dando continuidade a isso. As fanfarras vieram assim. Acho que esse show [no Camarote Salvador] já fala muito sobre isso, né? Com Lazzo, Caetano Veloso, Claudinha e Vandal… a gente tem muitas expressões ali acontecendo. E a gente fez o Furdunço agora. Então, a gente ainda está sob efeito do Furdunço, vai tocar num palco e depois de novo na Barra-Ondina”, explicou.

Na temporada de shows de 2026, a banda se volta para um dos principais cernes da música de Carnaval: as fanfarras. Sem se esquecer, é claro, de toda a sua referência à ancestralidade dos blocos afro e à base do sound system.

Russo finalizou ressaltando a importância de valorizar os músicos presentes na folia:

“É um processo de continuidade, onde o que a gente acha mais forte é ressaltar o valor dos musicistas e dos músicos de Carnaval. É o que a gente está vendo de beleza, né?”

Em outra recente entrevista para a Billboard BrasilRusso Passapusso falou sobre a relação do grupo com o Carnaval.

Como foi o show de BaianaSystem no Camarote Salvador?

O ápice da quinta-feira (12), primeiro dia do Camarote Salvador, foi o encontro promovido pelo BaianaSystem. O grupo é conhecido por transformar apresentações em verdadeiros rituais urbanos. Liderado por Russo Passapusso, a banda elevou a temperatura com faixas de álbuns como “Duas Cidades” e “O Futuro Não Demora”.

A noite ganhou contornos lendários com a entrada dos convidados. Caetano Veloso, a personificação da Tropicália, trouxe uma elegância transcendental ao caos organizado do Baiana, emocionando a todos com sua voz inconfundível.

Ao lado dele, Lazzo Matumbi emprestou sua potência vocal e ancestralidade, enquanto o rapper Vandal trouxe a urgência e o peso do “drill” e do “grime” periférico, criando um contraste fascinante. Foi um momento de pura catarse, onde o Camarote Salvador deixou de ser apenas um espaço de entretenimento para se tornar o palco de um dos encontros artísticos mais relevantes da folia.

+Leia Mais: Como foi o encontro épico entre Caetano Veloso e BaianaSystem em Salvador

baianasystem 2
BaianaSystem no Furdunço em Salvador no Carnaval 2026 (Pedro Soares/Taiana Mafe/Máquina de Louco/Divulgação)