Você está lendo
Autora sul-coreana, Han Kang, ganha o Prêmio Nobel de Literatura

Autora sul-coreana, Han Kang, ganha o Prêmio Nobel de Literatura

A vitória da escritora foi anunciada nesta quinta-feira (10)

A autora Han Kang

A sul-coreana Han Kang foi anunciada nesta quinta-feira (10) como a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura. A escritora foi reconhecida pela Academia Sueca por sua “prosa poética intensa que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana.”

VEJA TAMBÉM
Bang Si-hyuk, fundador da HYBE

Aos 53 anos, Hang é autora de livros como “A Vegetariana”, “Atos Humanos” e “O Livro Branco”.

“A linguagem era como uma espada de dois gumes que eu realmente queria agarrar, mas não foi possível”, disse ela em uma entrevista ao jornal britânico “The Independent” no ano passado.

A escritora ainda falou que a “onipresença” da violência é algo que a preocupa há muito tempo. Nascida na cidade de Gwangju, Han Kang é filha do também escritor sul-coreano Han Seung-won.

Sua família se mudou para Seul quando ela tinha nove anos. Eles saíram quatro meses antes do local ser devastado pela revolta de Gwangju, quando manifestantes pacíficos e transeuntes foram mortos.

Quando tinha 12 anos, Han Kang descobriu um livro sobre o massacre em sua casa. Nele, havia fotos de cenas fortes do conflito. Aquela experiência a seguiu em seus trabalhos. “Senti o medo e o choque profundamente dentro de mim. Isso me fez pensar o quão longe a humanidade pode ir e ainda ser humana”, contou, explicando que isso influenciou seu trabalho desde então.

“Isso sempre ficou comigo e é algo que tenho que recriar constantemente. É um enigma, uma questão fundamental dentro de mim, então isso aparece em tudo que escrevo.”

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.