‘Audio Cu’, o gadget que promete uma ‘revolução’ na música da sua casa
O 'Cu' não é o que você está pensando


Um gadget chamado “Audio Cu” quer distribuir áudio sem o uso de fio e promete revolucionar a transmissão de áudio. Produzido pela empresa norte-americana Fasetto, especializada em equipamentos de áudio, a ferramenta utiliza a rede elétrica para transmitir som e oferece áudio em múltiplos canais sem perda de qualidade e em alta resolução.
A empresa está investindo fortemente nesse novo gadget e dando passos importantes para sua comercialização. Recentemente, o Audio Cu obteve a certificação Dolby Atmos, comprovando sua capacidade de oferecer uma experiência imersiva de áudio espacial.
O nome do produto foi escolhido de forma estratégica, apesar de soar incomum para falantes de português brasileiro. “Cu” é o símbolo químico do cobre, um metal amplamente utilizado em equipamentos de áudio e instalações elétricas devido às suas excelentes propriedades condutivas.
Embora o uso de cabos de energia para a transmissão de dados e informações não seja uma novidade — com empresas como a TP-Link já oferecendo soluções alternativas ao Wi-Fi e à Ethernet —, o que a Fasetto está fazendo no campo do áudio pode ser considerado pioneiro.
Como funciona
O principal desafio no desenvolvimento da tecnologia é, justamente, transmitir informações de áudio por meio de uma infraestrutura desenvolvida e instalada para uma finalidade completamente diferente. Porém, isso pode gerar problemas de latência e interferência, bem como alta incidência de ruídos provenientes da rede de energia.
A Fasetto garante que superou todos esses desafios com o produto capaz de reproduzir som sem perdas de qualidade ou resolução. Executivos da empresa sustentam ainda que a tecnologia desenvolvida internamente é superior a transmissões via Wi-Fi, Bluetooth utilizadas em dispositivos convencionais.
O Audio Cu consiste em um transmissor conectado à energia e a uma Smart TV ou qualquer outro dispositivo com conexão HDMI. Quanto aos receptores, os usuários podem conectar em qualquer tomada do ambiente. Eles contam com uma saída de áudio para emitir sons.
Neste momento, a empresa não divulgou uma previsão de venda do produto. Além disso, as informações sobre preço ainda seguem um mistério.