Quais são as músicas favoritas de Henrique Fogaça, do Masterchef?
Rockeiro de alma, o chef tem uma playlist favorita para o dia a dia
Muitos anos antes de se aventurar nas panelas e como apresentador, Henrique Fogaça tinha seus pés fincados na música. Começou a ouvir rock na infância, e seu gosto pelo gênero foi progredindo com o tempo. Os vinis que ele tinha em casa variavam entre Iron Maiden, AC/DC, passeando por precursores do black metal brasileiro, como a banda Sarcófago. Quando chegou ao punk nacional, para além do deleite para os ouvidos, ele foi atravessado pela conscientização que o gênero trazia.
“De uma certa forma trouxeram um entendimento para além da música. As bandas punks me conscientizaram sobre como a música também é uma forma de contestar”, disse ele em entrevista à Billboard Brasil. “São poucos acordes, letras incisivas relatando o cotidiano, a desigualdade… Foi onde eu mais me identifiquei”.
Quando era adolescente, Fogaça tinha uma rotina simples: escola, trabalho de office boy na empresa do pai, skate aos fins de semana e shows de rock em Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo próxima de Piracicaba, onde ele nasceu. “Sex Pistols, Ramones… esse era o meu universo”. Ele confessa que suas playlists não mudaram tanto desde aquela época, e ele ainda se sente como um adolescente. “Mas agora com 50 anos, né?”, brincou. “Eu acho que quando a gente mantém a nossa mente jovem, a gente cuida do corpo e da alma.”
Fogaça também se arriscou, na juventude, em bandas lá em Ribeirão. Tocava bateria e acabou pegando gosto pela coisa. Em 2008, já morando em São Paulo, juntou-se a um grupo de amigos e inaugurou a banda Oitão, agora com o chef no vocal. Tadeu Dias toca guitarra, Ed Chavez está no baixo e Marcelo B.A. na bateria. Juntos, lançaram álbuns, se apresentaram em grandes festivais de rock, como o Knotfest Brasil, e caíram nas graças dos roqueiros.
O rock e a cozinha
Essa proximidade com o rock também explica a forma como Fogaça lida com a sua vida profissional até hoje. Para quem costuma vê-lo como jurado do “Masterchef Brasil”, programa de competição culinária exibido pela Rede Bandeirantes, sabe que o chef tem poucas papas na língua. “Eu sou roqueiro antes de ser cozinheiro. O rock me trouxe um pouco disso, influenciou a forma como eu encaro a vida. Sou direto, objetivo. Falo o que eu penso e acredito”.
Esse seu lado roqueiro também está exposto em seus restaurantes. O Cão Veio, na leste de São Paulo, é um pub com o DNA fincado no gênero. “Desde a decoração do ambiente até a coquetelaria. A ideia é ter uma comida despojada, sem muita frescura. Do mesmo jeito que o rock é”.
Veja as músicas favoritas de Henrique Fogaça
- Aces High – Iron Maiden
- Creeping Death – Sean Paul
- Die by the Sword – Slayer
- Love Kills – Ramones
- Holidays in the Sun – Sex Pistols
- Marcha – Cólera
- Fuck the System – The Exploited
- Refuse/Resist – Sepultura
- She’s Lost Control – Joy Division
- Two Sided Politics – Suicidal Tendencies









