Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Ary Toledo morre aos 87 anos; humorista começou carreira na música

Comediante foi aconselhado a focar a carreira no humor

O humorista Ary Toledo

Morre o humorista Ary Toledo (TV GLOBO / Zé Paulo Cardeal)

O humorista Ary Toledo morreu aos 87 anos em São Paulo neste sábado (12). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês e teve a morte anunciada por sua família no perfil oficial no Instagram.

“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta”, escreveu a família na legenda.

O SBT, emissora em que o humorista tinha presença cativa, divulgou também uma nota de pesar. “Toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão, a Família Abravanel, os amigos e colegas de emissora, e, claro, todo o público brasileiro, hoje estão sorrindo um pouco menos, com a partida do paladino do humor, o maior contador de piadas que o Brasil já conheceu, marcante em mais de sei décadas de trabalho, que deixará um legado eterno: colocar um sorriso no rosto de cada brasileiro.”

O velório acontecerá neste sábado no Ossel Memórial, em São Caetano, a partir das 14 horas. A cremação está marcada para às 19 horas.

Trajetória de Ary Toledo na música

Conhecido por suas piadas e participações bem humoradas na TV, Ary teve uma trajetória também na música, com o toque de comédia que sempre marcou sua carreira.

Ele gravou seu primeiro disco em 1965. Seu maior sucesso foi “Pau de Arara”, composta por Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, e que era usada em sua peça “Pobre Menina Rica”.

Foi o próprio Vinícius de Moraes, além de Elis Regina, que aconselharam Ary a focar na carrerira humorística. O humorista chegou até a participar do programa de Elis na Record, na década de 1960.

Ainda em sua trajetória, Ary fez outras músicas como “Melô do Pinto”, “Mataram Meu Carneiro”, “Rosinha” e mais canções com tom humorístico.