Alok apresenta ‘Coleção SOM NATIVO’ com sete álbuns de etnias brasileiras
Instituto de pesquisa do produtor colaborou com músico Mapu Huni Kuin

Mapu Huni Kuin ao lado de Alok (Divulgação)
Em visita à UNESCO, em Paris, Alok e o músico Mapu Huni Kuin apresentaram a Coleção SOM NATIVO, iniciativa do Instituto Alok que reúne sete álbuns inéditos de diferentes etnias brasileiras, preservando arranjos originais e sem interferência criativa do DJ. O lançamento acontece em 8 de agosto, no Dia Internacional dos Povos Indígenas, e se soma ao já reconhecido O Futuro é Ancestral para amplificar vozes originárias e valorizar suas línguas e culturas. A proposta também integra a Década Internacional das Línguas Indígenas (2020-2030) em cooperação com a UNESCO.
Gravadas majoritariamente em idiomas nativos, as canções retratam a conexão com a natureza, o cotidiano das aldeias e séculos de resistência cultural. Participam povos como Guarani Kaiowá, Kariri Xocó, Huni Kuin, Yawanawa, Guarani Mbyá, Kaingang e Guarani Nhandewa. “Meu desejo é que possamos gravar novos álbuns no futuro. Há uma fabulosa riqueza musical entre as centenas de etnias indígenas que habitam o Brasil”, afirma Alok.
Entre os destaques está Retomada, do grupo Brô MC’s, indicado ao Grammy Latino com seu trabalho anterior e presença confirmada no festival The Town, em setembro. Outras faixas trazem registros raros de cantos tradicionais e contemporâneos, que, segundo o produtor Jones, “fazem você se sentir dentro da aldeia”. As letras estão disponíveis no site do Instituto Alok, traduzidas para português, espanhol e inglês, para que as mensagens ecoem além das fronteiras.
Toda a monetização é revertida para os artistas indígenas. A Coleção tem direção de Devam Bhaskar, produção musical de Jones, distribuição da Altafonte e capas assinadas por Bruno Machado e Diego Neves. Os sete álbuns já estão disponíveis nas plataformas de streaming — basta buscar por Coleção SOM NATIVO para mergulhar em um mosaico sonoro que une ancestralidade e presente.
Os novos álbuns da Coleção Som Nativo
1. Hiri Shubu Keneya Bari Bay – Mapu Huni Kuin (Huni Kuin/AC)
TRENDING
- Astro dos K-dramas, Junho Lee vive momento de virada entre atuação e negócios 09/02/2026
- Astro dos K-dramas, Seo In Guk anuncia segundo fan meeting no Brasil 11/02/2026
- Jake, do ENHYPEN, desabafa sobre pressão em se manter no topo no K-pop 11/02/2026
- XLOV anuncia show no Brasil em maio 11/02/2026
- SM Entertainment pede bloqueio de bens contra membros do EXO 11/02/2026