Alok apresenta ‘Coleção SOM NATIVO’ com sete álbuns de etnias brasileiras
Instituto de pesquisa do produtor colaborou com músico Mapu Huni Kuin
Em visita à UNESCO, em Paris, Alok e o músico Mapu Huni Kuin apresentaram a Coleção SOM NATIVO, iniciativa do Instituto Alok que reúne sete álbuns inéditos de diferentes etnias brasileiras, preservando arranjos originais e sem interferência criativa do DJ. O lançamento acontece em 8 de agosto, no Dia Internacional dos Povos Indígenas, e se soma ao já reconhecido O Futuro é Ancestral para amplificar vozes originárias e valorizar suas línguas e culturas. A proposta também integra a Década Internacional das Línguas Indígenas (2020-2030) em cooperação com a UNESCO.
Gravadas majoritariamente em idiomas nativos, as canções retratam a conexão com a natureza, o cotidiano das aldeias e séculos de resistência cultural. Participam povos como Guarani Kaiowá, Kariri Xocó, Huni Kuin, Yawanawa, Guarani Mbyá, Kaingang e Guarani Nhandewa. “Meu desejo é que possamos gravar novos álbuns no futuro. Há uma fabulosa riqueza musical entre as centenas de etnias indígenas que habitam o Brasil”, afirma Alok.
Entre os destaques está Retomada, do grupo Brô MC’s, indicado ao Grammy Latino com seu trabalho anterior e presença confirmada no festival The Town, em setembro. Outras faixas trazem registros raros de cantos tradicionais e contemporâneos, que, segundo o produtor Jones, “fazem você se sentir dentro da aldeia”. As letras estão disponíveis no site do Instituto Alok, traduzidas para português, espanhol e inglês, para que as mensagens ecoem além das fronteiras.
Toda a monetização é revertida para os artistas indígenas. A Coleção tem direção de Devam Bhaskar, produção musical de Jones, distribuição da Altafonte e capas assinadas por Bruno Machado e Diego Neves. Os sete álbuns já estão disponíveis nas plataformas de streaming — basta buscar por Coleção SOM NATIVO para mergulhar em um mosaico sonoro que une ancestralidade e presente.
Os novos álbuns da Coleção Som Nativo
1. Hiri Shubu Keneya Bari Bay – Mapu Huni Kuin (Huni Kuin/AC)