Você está lendo
Alok apresenta ‘Coleção SOM NATIVO’ com sete álbuns de etnias brasileiras

Alok apresenta ‘Coleção SOM NATIVO’ com sete álbuns de etnias brasileiras

Instituto de pesquisa do produtor colaborou com músico Mapu Huni Kuin

Em visita à UNESCO, em Paris, Alok e o músico Mapu Huni Kuin apresentaram a Coleção SOM NATIVO, iniciativa do Instituto Alok que reúne sete álbuns inéditos de diferentes etnias brasileiras, preservando arranjos originais e sem interferência criativa do DJ. O lançamento acontece em 8 de agosto, no Dia Internacional dos Povos Indígenas, e se soma ao já reconhecido O Futuro é Ancestral para amplificar vozes originárias e valorizar suas línguas e culturas. A proposta também integra a Década Internacional das Línguas Indígenas (2020-2030) em cooperação com a UNESCO.

VEJA TAMBÉM
Calvin Harris e Miley Cyrus [reprodução: Instagram]

Gravadas majoritariamente em idiomas nativos, as canções retratam a conexão com a natureza, o cotidiano das aldeias e séculos de resistência cultural. Participam povos como Guarani Kaiowá, Kariri Xocó, Huni Kuin, Yawanawa, Guarani Mbyá, Kaingang e Guarani Nhandewa. “Meu desejo é que possamos gravar novos álbuns no futuro. Há uma fabulosa riqueza musical entre as centenas de etnias indígenas que habitam o Brasil”, afirma Alok.

Entre os destaques está Retomada, do grupo Brô MC’s, indicado ao Grammy Latino com seu trabalho anterior e presença confirmada no festival The Town, em setembro. Outras faixas trazem registros raros de cantos tradicionais e contemporâneos, que, segundo o produtor Jones, “fazem você se sentir dentro da aldeia”. As letras estão disponíveis no site do Instituto Alok, traduzidas para português, espanhol e inglês, para que as mensagens ecoem além das fronteiras.

Toda a monetização é revertida para os artistas indígenas. A Coleção tem direção de Devam Bhaskar, produção musical de Jones, distribuição da Altafonte e capas assinadas por Bruno Machado e Diego Neves. Os sete álbuns já estão disponíveis nas plataformas de streaming — basta buscar por Coleção SOM NATIVO para mergulhar em um mosaico sonoro que une ancestralidade e presente.

Os novos álbuns da Coleção Som Nativo

1.  Hiri Shubu Keneya Bari Bay – Mapu Huni Kuin (Huni Kuin/AC)

2. Saiti Kayahu – Yawanawa Saiti Kaya (Yawanawa/AC)

3. Cantos dos Encantos Kariri Xocó – Wyanã Kariri Xocó – Cantos Nativos (Kariri Xocó/AL)

4. Nhe’e Porã – Guarani Mbyá (Guarani Mbyá/SP)

5. Retomada – Brô MC’s (Guarani Kaiowá/MS)

6. Kaingang e Guarani Nhandewa – Participação do movimento “Levante pela Terra” (Kaingang e Guarani Nhandewa/PR)

7. Kairau Vimiûû – Rasu Yawanawa (Yawanawa/AC)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.