O que esperar do show de Alcione no Turá, em Porto Alegre
A "loba" é um dos principais shows do festival, no dia 25 de outubro


Alcione, loba das lobas, faz um dos principais shows da edição portoalegrense do festival Turá. Com um recém-lançado álbum de oito faixas (auto-intitulado “Alcione”), a Marrom tem mesclado inéditas com sucessos imortais como “Meu Ébano” e, claro, “Faz Uma Loucura Por Mim” e “Você Me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério)”.
Nesta fase mais recente, a cantora continua se realizando no imaginário romântico feminino com uma novidade: tem mais arriscado canções de compositores de outros nichos. Em “Alcione”, ela traz “Não Mexe Comigo” do sambista Igor Leal (campeão do Carnaval carioca em 2022 com a Grande Rio) e do compositor Thiago Servo (autor de canções para sertanejos como Gusttavo Lima e Luan Santana).
Outra inédita, “Marra de Feroz”, volta ao samba pedindo para machistas abaixarem o tom da voz em composição de Xande de Pilares, Helinho do Salgueiro e Gilson Bernini. O clipe ganhou participação da escritora Conceição Evaristo:
Num formato típico de festival — mais direto e com poucos respiros — ela também condensa décadas de carreira em um set de clássicos como “Não Deixe o Samba Morrer”, “Gostoso Veneno” e “A Loba”, com banda regida pelo tecladista e arranjador Alexandre Menezes.
Recentemente, em DVD lançado pela Biscoito Fino, Marrom apresentou (sentada, por conta de dores na coluna) canções como “Cajueiro Velho” (lindamente gravada em 1976), “Figa de Guiné” (de 1978, redescoberta pelos usuários de plataformas musicais e festas de brasilidade) e Forró do Xenhenhém (gravada em 1985) — e que podem também surgir no repertório do show no festival Turá.