Alcione completa 78 anos: veja curiosidades da cantora
Maranhense celebra mais de 50 anos de carreira
Alcione (78), carinhosamente conhecida como “A Marrom” e “A Loba“, celebra 78 anos em 21 de novembro de 2025. A cantora acumula 51 anos de carreira dedicados ao samba e à Música Popular Brasileira (MPB).
A paixão da artista pela música começou cedo, com o trompete. O instrumento era o primeiro grande amor musical de Alcione, ensinado por seu pai, que era mestre de banda da polícia militar. A cantora chegou a ser demitida de uma escola em São Luís, no Maranhão, onde lecionava, por ensinar os alunos a tocar o trompete. O fim da carreira de professora, em 1972, abriu as portas para que ela iniciasse sua jornada no canto, no Rio de Janeiro.
O nome de batismo da artista, Alcione Dias Nazareth, tem uma origem inusitada. O nome foi inspirado em Alcíone, a protagonista do romance espírita “Renúncia”, que foi psicografado por Chico Xavier.
A trajetória da cantora registra grandes números: ela vendeu mais de oito milhões de cópias de discos em todo o mundo, com 30 álbuns de estúdio e nove ao vivo. A artista foi reconhecida com diversas premiações, incluindo o Grammy Latino e o Prêmio da Música Brasileira.
O marco de 50 anos de carreira, completados em 2022, foi celebrado com o lançamento do álbum duplo “Alcione 50 Anos: Ao Vivo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro” (2023).
O disco registra 65 músicas icônicas de sua trajetória, como “Não Deixe o Samba Morrer”, “Meu Ébano”, “Você Me Vira a Cabeça” e “A Loba”.
A cantora também se posiciona publicamente sobre política. Em 2023, durante um show no Maranhão, ela demonstrou apoio ao ministro do STF Alexandre de Moraes, dedicando-lhe uma canção. A artista também utilizou suas redes sociais para criticar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Alcione reafirmou que não tem planos de encerrar a carreira, citando o verso de Cauby Peixoto: “Cantei, cantei, cantei, vou cantar e cantar e cantar”.








