Você está lendo
Novo álbum revela tesouros pouco conhecidos do acervo de Hermeto Pascoal

Novo álbum revela tesouros pouco conhecidos do acervo de Hermeto Pascoal

Gravadora Rocinante inicia projeto em homenagem ao legado do artista

Hermeto Pascoal

A gravadora Rocinante lança a série “Obra Viva de Hermeto Pascoal” nesta quarta-feira (10), dedicada a composições inéditas ou pouco exploradas do artista alagoano.

VEJA TAMBÉM
Lô Borges

Este “Vol. 1 Flautas” aborda peças que Hermeto escreveu para o instrumento de sopro entre 1982 e 1985.

Com direção e produção musical de Bernardo Ramos, o trabalho reúne flautistas de primeira linha: Aline Gonçalves, Andrea Ernest Dias, Carlos Malta, Eduardo Neves e Marcelo Martins.

A formação por vezes se expande, contando com os reforços do piano de Marcelo Galter e do trombone de Rafael Rocha.

O projeto resulta do acesso ao vasto acervo de partituras de Hermeto, digitalizado pelo multi-instrumentista mineiro Felipe José.

No texto da contracapa, o diretor artístico da Rocinante, Sylvio Fraga, explica que a gênese do trabalho se deu a partir da escuta das músicas ‘Auriana’ e ‘Vou esperar’: “Senti um desejo enorme de ouvir mais músicas do Hermeto em formato parecido. Líricas, agrestes, camerísticas, livres, parecidas com nada nesse mundo a não ser o próprio mundo que inventam.”

As composições celebram um instrumento fundamental na trajetória de Hermeto. Jovino Santos Neto, organizador do acervo e ex-integrante do lendário grupo do Campeão, testemunha que ele “conhece profundamente todos os recursos e limites da flauta”, e afirma que “as peças registradas neste álbum são uma amostra inédita dos sons que habitam o cérebro magnético do nosso querido Mestre”.

Algumas das obras não chegaram a ser nomeadas pelo Mestre (como os diversos quartetos e quintetos). A isso se deve a adoção de títulos descritivos com numeração que não pretende sugerir cronologia.

As formações exploradas vão do duo ao decteto. Trata-se de um lado camerístico da obra de Hermeto, o que contribui para o saudável embaralhamento das categorias ‘erudito’ e ‘popular’. O fato é que, ao escrever música tão desafiante para formações pequenas de instrumentos acústicos, Hermeto exige dos músicos “apuro técnico e vitalidade interpretativa para alcançar uma imaginação composicional que une práticas musicais aparentemente díspares”, como escreveu Sylvio.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.