fbpx
Você está lendo
AL9 faz sucesso no TikTok com estética retrô

AL9 faz sucesso no TikTok com estética retrô

Dupla formada por irmãos Matheus e Thiago Khoury homenageia Jovem Guarda

Avatar de Sérgio Martins
Banda AL9 foto 2

Os irmãos Matheus e Thiago Khouri nasceram nos anos 2000 por um capricho do destino. Espiritual e musicalmente, a dupla está situada nas décadas de 1950 e 1960, quando a Cuba Libre era consumida nos bailinhos, o rock`n`roll estava na moda e o bordão “é uma brasa, mora!” vivia sendo utilizado como saudação pelos jovens daquele período. Mas não é que essa inadequação deu certo? Conhecidos pela alcunha de AL9, os meninos fazem shows concorridos –o de domingo passado (01), lotou um teatro de 400 lugares em São Paulo por duas sessões consecutivas.

Versos pueris como os de “Chama de Amor” (Sou um garoto de sorte, enfim/A menina mais linda tá louca por mim…) e “Americana” (“Não me importa o idioma que você vai me falar/ I love you baby, te amo, sei lá”), ao lado de vídeos fofos, estouraram nas redes sociais. São 726 mil no TikTok,  519 mil no Instagram e 70 mil no YouTube.

VEJA TAMBÉM
madonna 2

Matheus, de 25, e Thiago, de 23, tocam desde o início da adolescência. A princípio, a música surgiu como um refúgio dos sucessivos bullyings que a dupla sofria na escola. “E olha que a gente nem usava cabelo comprido naquela época”, diz Matheus. A provocação dos valentões foi resolvida por pontuais aulas de krav magá (método de defesa pessoal isralense).

A paixão pela música foi sendo aprimorada pelo incentivo dos pais e audições dos internacionais Beatles e Everly Brothers, além do repertório da Jovem Guarda. Os produtores que encontram pelo caminho não entenderam a obsessão dos meninos pela música daquele período –queriam até transformá-los numa dupla sertaneja.

Coube a Marco Camargo, produtor e ex-tecladista de uma banda cover dos Beatles, a missão de traduzir a composição de Matheus e Thiago para o universo retrô. Três anos atrás, eles lançaram um disco gravado ao vivo no estúdio, que trazia canções originais e covers da dupla folk Simon & Garfunkel e do pianista roqueiro Jerry Lee Lewis. Este ano foi a vez de “O Amor é a Lei”, composto de nove canções originais. 

A plateia do AL9 é composta de crianças a partir dos nove anos, seus pais e avós. Os roqueiros têm uma boa explicação para o fenômeno. Os pequetitos descobrem a dupla através dos vídeos e das brincadeiras que eles postam no TikTok. Pais e avós, por seu turno, reconhecem ali as influências de Beatles e do iê-iê-iê.

Matheus e Thiago não se resumem a ostentar vastas cabeleiras ou se portar como numa apresentação do programa “Jovem Guarda”. Chegam num fusca vermelho (mais vintage, impossível) e entram ao palco ao som do poema sinfônico “Assim Falou Zaratrustra”, do compositor erudito Richard Strauss. Aliás, era a mesma obra com a qual Elvis Presley entrava no palco.

O repertório traz canções de própria autoria da dupla e covers de Rita Lee, Beatles e Erasmo Carlos. Em 2024, está previsto o lançamento de um novo álbum e performances em locais de maior porte. Não é beatlemania, mas até causam uma gritaria semelhante.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.