ADOR, empresa do NewJeans, se pronuncia sobre acusações de plágio
Agência do grupo de kpop emitiu comunicado sobre nova polêmica


A ADOR, agência do NewJeans, se pronunciou sobre as recentes alegações de plágio relacionadas à música “Bubble Gum”. A empresa teria plagiado a canção “Easier Said Than Done”, da banda britânica Shakatak.
Segundo os advogados que representam a banda, os integrantes pedem a declaração de lucros, a mudança do titular dos direitos, o fornecimento de uma garantia por escrito e a compensação por danos.
Em resposta, a ADOR negou as acusações de plágio e solicitou um relatório de análise confiável sobre o assunto.
“A parte que levanta a questão [de plágio] é obrigada a apresentar um relatório provando o plágio, e Shakatak deve responder em conformidade”, afirmou a empresa.
Ouça as músicas abaixo:
Polêmica anterior
A indústria do kpop está agitada com disputa entre a HYBE, a maior agência do gênero, responsável pelo BTS, e a gravadora subsidiária ADOR, que administra o grupo feminino NewJeans.
O conflito começou quando o presidente da HYBE, Bang Si-hyuk, pediu o início do processo de demissão contra o CEO da Ador, Min Hee-jin, acusando-a de tentar tomar o controle total da empresa –a HYBE detém 80% da companhia.
Um documento, elaborado pelo executivo “A” (supostamente um assistente próximo de Min Hee-jin), em 23 de setembro, descreve termos para “alterações contratuais” e planos para “atrair investidores externos”.
Outro documento, de 29 de setembro, inclui declarações sobre “escapar [da HYBE]” e garantir que “ninguém possa nos tocar”.
A HYBE vê os documentos como prova de que a executiva estava pressionando pela venda da participação da HYBE na Ador para obter o controle ou para adquirir o NewJeans e formar uma empresa separada.
Em resposta, Min Hee-jin negou veementemente essas acusações e respondeu acusando a HYBE de copiar o conceito do NewJeans.
