A trajetória do 2NE1, grupo que mudou a história do kpop há 15 anos
Quarteto liderou nova era para os grupos femininos do gênero
Em maio de 2024, o 2NE1, composto por CL, Park Bom, Sandara Park, e Minzy, completa 15 anos. O grupo, dono de grandes hits do kpop como “I Am The Best” e “FIRE”, mudou a história do gênero e de como a indústria sul-coreana enxergava um grupo feminino.
Na primeira vez que o grande público conheceu o 2NE1 elas não estavam sozinhas. E sim, com o BIGBANG, um dos maiores grupos do gênero na época. Eles dividiram um comercial de celular, cantando a faixa “LOLLIPOP”. Logo, a música e, principalmente, os visuais das integrantes chamaram atenção do público, que não estavam acostumados a verem integrantes de grupos femininos de forma tão glamurosa.
A quebra de paradigmas estéticos foi uma prévia de outras revoluções que o grupo iria propor para a indústria. As faixas falavam sobre empoderamento sob instrumentais de gêneros como hip-hop, R&B, techno e muito mais – embora esses sons sempre tenham feito parte do kpop, eles nunca haviam sido tão proeminentes antes em o DNA de um grupo feminino que passou a ter uma atenção global.
Essas características estabeleceram o padrão para um gênero de kpop que viria a ser conhecido como “Girl Crush”, ou seja, músicas feitas para aumentar a autoestima das mulheres de uma forma animada e ousada. Anos depois, grandes grupos como BLACKPINK e BABYMONSTER iriam beber dessa mesma fonte.
Foi a confiança e presença de palco das integrantes do grupo que vendeu ainda mais o impacto do 2NE1 como uma potência do kpop que trariam suas integrantes como verdadeiras líderes da ala feminina do gênero, e se tornando as vozes de uma geração que passou a amar a sonoridade através do grupo. As cantoras também se tornaram musas de grandes marcas de moda globais, algo que hoje é típico dos maiores grupos de kpop do mundo.
A cantora CL, que tem uma carreira solo muito bem sucedida após o fim do grupo, foi uma das maiores fashionistas da época, se tornando a queridinha de nomes como Jeremy Scott, que na época era diretor criativo da Moschino. Ela também foi a primeira a se desvinciliar do grupo e colaborar com grandes nomes da música como Skrillex e Diplo. Em 2016, seu single “Lifted” a fez se tornar a primeira solista coreana a integrar a Billboard Hot 100.
A carreira do 2NE1, como tantos outros artistas da YG Entertainment –gravadora de grupos como o BLACKPINK– foi marcada por pausas e pouca divulgação de lançamentos, resultando no hiato do grupo, e depois na saída de Minzy. O grupo, que foi dissolvido, se despediu dos fãs oficialmente com o single “Goodbye” em janeiro de 2017.
O grupo se reuniu brevemente no Coachella de 2022 durante o show de CL. Aumentando as expectativas de que as garotas, que mudaram o mundo o kpop para sempre, retornem algum dia.