Você está lendo
Conheça a mistura do trap e maracatu de Léo da Bodega

Conheça a mistura do trap e maracatu de Léo da Bodega

Cantor pernambucano estrela o Billboard Descobre de hoje!

Léo da Bodega

“Não tinha como escolher outro nome”. A frase de Léo da Bodega resume bem o peso de sua origem. O artista pernambucano é o destaque da semana no Billboard Descobre, quadro exclusivo da Billboard Brasil que apresenta novos nomes da música nacional que valem a pena acompanhar de perto.

VEJA TAMBÉM
Oruam se entrega à polícia no Rio (X)

A cultura popular como guia

Nascido em Olinda (PE), Léo cresceu cercado por referências culturais. Desde os 6 anos, já se envolvia com a arte e, especialmente, com a música. Uma de suas grandes inspirações é o ator e músico Mestre Salustiano (1945–2008), um dos maiores nomes da cultura popular pernambucana.

Foi nesse cenário, embalado por maracatus e orquestras de frevo, que Léo teve seus primeiros contatos com o som. “Sempre tentei fazer outras coisas com a minha vida, mas a música sempre me trouxe de volta. Passei a minha adolescência gravando músicas dos meus amigos, tocando em bandas, percussões, escolas de samba, orquestra de frevo”, contou em entrevista à Billboard Brasil.

O rapper Léo da Bodega
O rapper Léo da Bodega (Divulgação)

O som de Léo da Bodega

Mesmo após experimentar outros caminhos, Léo nunca se afastou da música. Ele desenvolveu um estilo próprio, que tem o rap como ponto de partida, mas é atravessado por ritmos da cultura popular nordestina — frevo, maracatu, coco e ciranda.
“A ideia de rimar veio desde muito novo, por conta da cultura popular mesmo”, lembra o artista. A influência familiar também foi determinante: seus parentes, de Limoeiro (PE), mantiveram viva a tradição de improvisar versos e celebrar a música como forma de expressão.

O nome artístico nasceu de suas raízes. “Minha família tem uma mercearia no centro histórico de Olinda, conhecida por incentivar várias movimentações culturais, um ponto de encontro de artistas”, explica. “Carregar esse nome já tem um peso muito forte. Mesmo fazendo trap, já trago uma regionalidade e uma responsabilidade com ele.”

Léo lançou seu primeiro single autoral, “Lareira”, em 2020,, marcando o início de uma trajetória que rapidamente chamou atenção nas plataformas de streamings. Foi em 2024 que apresentou ao público seu álbum de estreia, “Botija”, com oito faixas que misturam beats urbanos e raízes pernambucanas.

Seu trabalho mais recente é a faixa “Beija-Flor”, que ganhou uma performance inédita no no Billboard Descobre.

Sobre o Billboard Descobre:

Desde julho, os lançamentos do Billboard Descobre são quinzenais. Os EPs reúnem faixas de artistas que vão passar pelo programa.

Nesta nova fase, cada artista grava uma faixa exclusiva e um videoclipe em estúdio, lançados junto a reportagens especiais, conteúdos nas redes sociais e na revista impressa, uma vitrine completa e poderosa para a nova geração da música nacional.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.