BaianaSystem recebe artistas do Carnaval de Notting Hill em Salvador
Evento acontece no dia 14 de fevereiro

Ensaio Carnaval de Salvador (Filipe Cartaxo/Máquina de Louco)
Salvador será palco de um encontro inédito entre o BaianaSystem e artistas do Carnaval de Notting Hill, em Londres, na Inglaterra. A iniciativa, que integra o Ano Cultural Brasil/Reino Unido 2025–26 realizado pelo British Council em parceria com o Instituto Guimarães Rosa, Casa da Ponte, conecta Brasil, Caribe e Reino Unido por meio do Carnaval e levará os músicos londrinos às ruas no dia 14 de fevereiro.
Entre 1948 e 1971, milhares de pessoas de países como Jamaica, Trinidad e Tobago e Barbados chegaram ao Reino Unido para suprir a escassez de mão de obra no pós-guerra, movimento que ficou conhecido como Geração Windrush, em referência ao navio HMT Empire Windrush.
O legado dessa geração moldou profundamente a cultura britânica, especialmente na música, com gêneros como ska, reggae e calipso, influenciando a cena local, além de impactos na culinária e na língua.
Desse contexto nasceu o Carnaval de Notting Hill, hoje uma das maiores manifestações culturais da Europa. Realizado tradicionalmente em agosto, o evento ocupa um dos bairros mais emblemáticos de Londres e reúne cerca de 1 milhão de pessoas para celebrar a diversidade da cidade.
Entre os dias 7 e 13 de fevereiro, a banda BaianaSystem receberá em Salvador artistas de destaque ligados ao Carnaval de Notting Hill para uma série de encontros que incluem ensaios, trocas criativas e experiências musicais. Entre os convidados estão Mangrove Steelband (steel pan/percussão), Channel One Sound System, o Maestro Ubiratan Marques (da Orquestra Afrosinfônica) e o cantor Triniboi Joocie.
Após os encontros, os artistas se apresentam no Carnaval de Salvador no icônico trio Navio Pirata, no dia 14 de fevereiro, no circuito Campo Grande. Já em agosto, a banda brasileira segue para Londres, onde realiza novas trocas criativas com artistas locais e se apresenta no Carnaval de Notting Hill.
“Este intercâmbio é mais do que música, se trata de reconectar linhagens culturais”, disse Matthew Phillip, CEO do Carnaval de Notting Hill. “Salvador é um lar espiritual da expressão afro-diaspórica, e criar espaço para que nossos músicos aprendam, colaborem e celebrem juntos reforça a potência global e o futuro do Carnaval.”

TRENDING
- BTS prepara instalações artísticas na Coreia do Sul em comeback 10/02/2026
- SM Entertainment pede bloqueio de bens contra membros do EXO 11/02/2026
- Astro dos K-dramas, Seo In Guk anuncia segundo fan meeting no Brasil 11/02/2026
- Xdinary Heroes anuncia medidas judiciais após invasão em residência 11/02/2026
- Jennie, do BLACKPINK, compra prédio em Seul por R$ 72 milhões 11/02/2026