Você está lendo
Descubra os easter eggs de K-pop em ‘Guerreiras do K-pop’

Descubra os easter eggs de K-pop em ‘Guerreiras do K-pop’

Inúmeras referências à cultura idol estão presentes no filme

Guerreiras do K-pop

Lançado há menos de um ano, “Guerreiras do K-pop” virou um fenômeno. A trama da Netflix conta a história de um grupo de K-pop feminino que, fora dos palcos, caça demônios.

VEJA TAMBÉM
Imagem do filme 'Guerreiras do K-Pop'

Entre apresentações para milhares de fãs e aventuras sobrenaturais do trio HUNTR/X, a produção entrega detalhes visuais, nomes e músicas que estão diretamente ligadas às tradições coreanas e à cultura idol.

Quer entender todas as referências?

Saiba mais sobre os easter eggs escondidos em “Guerreiras do K-pop”

Participações especiais

Sabia que dois grupos reais de K-pop são mencionados no filme? MEOVV e TWICE aparecem rapidamente num easter egg bem no final da produção, quando HUNTR/X apresenta “Golden” pela primeira vez.

A aparição reforça o diálogo do filme com a indústria musical. Vale dizer que o visual e a personalidade das personagens nos palcos foram criados a partir de referências de idols e performances reais.

Guerreiras do K-pop com MEOVV e TWICE (créditos - reprodução)
Guerreiras do K-pop com quadros de MEOVV e TWICE ao fundo (créditos – reprodução)

Mitologia no nome

Saja Boys é o grupo de K-pop rival que dá uma dor de cabeça tremenda para HUNTR/X. Seu nome entrega um significado poderoso. “Saja” significa leão em coreano. E o animal foi adotado como símbolo da boy band na produção.

Além disso, o termo está ligado ao imaginário tradicional coreano em narrativas sobre o submundo, que tem tudo a ver com a estética da banda de demônios.

O easter egg faz parte da construção desse universo, principalmente no look de Saja Boys, marcado por roupas e chapéu pretos durante a faixa “Your Idol”. A referência se conecta a Jeoseung saja, conhecido como Ceifador no folclore coreano, com vestimentas parecidas nas ilustrações que o retratam.

As letras das músicas refletem o K-pop

De acordo com os diretores de “Guerreiras do K-pop”, as músicas dos grupos HUNTR/X e Saja Boys são opostas. Isso proporciona easter eggs narrativos sobre as performances dentro da cultura do K-pop.

As canções do girl group trazem letras honestas e mostram sua vulnerabilidade, construindo por si só uma arma contra a boy band, que tem faixas grudentas e sedutoras, mas vazias emocionalmente.

Trilha sonora com DNA de grupos reais

Não é segredo que TWICE gravou “Takedown” para a trilha sonora do filme. Além disso, durante a trama, a faixa “How It’s Done”, de HUNTR/X, supera “Strategy”, do próprio TWICE.

O easter egg está justamente no fato da trilha ter sido criada por compositores e produtores ligados verdadeiramente ao universo K-pop, associando o filme a nomes do pop global.

A própria canção “Golden”, um dos destaques do filme, interpretada por EJAE, Audrey Nuna e Rei Ami, foi indicada a cinco categorias do Grammy em 2026 – Música do Ano; Melhor Performance de Duo/Grupo Pop; Melhor Canção Escrita para Mídia Visual; Melhor Gravação Remixada (David Guetta Remix); Melhor Trilha Sonora de Compilação para Mídia Visual -, sendo a primeira vez que uma música de K-pop alcança tamanha projeção na premiação.

Referência à história da Coreia do Sul

Além dos Saja Boys, o trio HUNTR/X também está ligado à mitologia coreana. As referências aparecem como easter eggs, sem muitas explicações, mas tornando especial cada detalhe da personalidade.

Rumi usa a Espada dos Quatro Tigres, também conhecida como Saingeon, que protege os quatro pontos cardeais. Mira, por sua vez, te uma gokdo, da era Goguryo. E Zoey é dona de um shinkal, da era Joseon, associada a símbolo de proteção, humor e sorte.

Cultura pop e K-dramas presentes!

Esses easter eggs não estão tão escondidos assim, pois o filme tem inúmeros momentos com referência à linguagem do K-drama, com reações exageradas das personagens, enquadramentos típicos e estética editorial próxima às campanhas e videoclipes de idols. A influência é explícita e comentada pelos diretores.

Há, em específico, uma cena na qual Saja Boys está no programa Play Games e HUNTR/X aparece de surpresa para tentar deter a banda. Elas acabam descendo por um escorregador muito parecido com o do programa de variedades “Gello Counselor”, que os coreanos assistem frequentemente.

Guerreiras do K-pop no escorregador (créditos - reprodução)
Guerreiras do K-pop no escorregador (créditos – reprodução)

📲 K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.