Você está lendo
O futuro é preto: Prêmio Potências celebra diversidade e legado

O futuro é preto: Prêmio Potências celebra diversidade e legado

5ª edição do evento homenageou Péricles, capa da 18ª edição da Billboard Brasil

Prêmio Potências 2025

O futuro é preto, e o Prêmio Potências existe para garantir que ele seja reconhecido como tal. No dia 24 de novembro, a Sala São Paulo se tornou palco da 5ª edição do evento, que neste ano teve como tema “A Celebração da Voz Negra”

VEJA TAMBÉM

Idealizado por Julio Beltrão e produzido pela Mynd, a premiação se consolidou como mais do que um evento: é um movimento vivo de exaltação da cultura negra, em vida, por quem constrói o país todos os dias. A cada edição, o Potências homenageia personalidades cujo legado ultrapassa suas próprias trajetórias — nomes que abriram caminhos, criaram novas referências e transformaram suas histórias em ferramentas de mudança.

“Sabemos que um prêmio que represente o Brasil real precisa ser construído por pessoas reais, potências negras de verdade, que vivem e transformam o país todos os dias. Por isso, nosso júri é formado por mais de 300 profissionais negros de diferentes regiões, crenças, trajetórias e visões de mundo”, diz Julio Beltrão, criador do Potências, à Billboard Brasil.

Segundo o CEO, a pluralidade é o coração do prêmio. O time de jurados reflete a amplitude do talento negro brasileiro, reunindo profissionais de áreas como música, publicidade, gastronomia, tecnologia, educação, moda e negócios. “Cada nome é escolhido com o propósito de ampliar o olhar e fazer com que as indicações reflitam a negritude em sua totalidade, com todas as suas nuances e grandezas. A força do júri está exatamente nisso: em traduzir a diversidade da nossa negritude de forma autêntica e respeitosa. Afinal, potência reconhece outras potências.”

Péricles: a voz que atravessa gerações
Nesta edição, o grande homenageado foi Péricles, que celebra quatro décadas de trajetória no samba e no pagode. Uma caminhada marcada por talento, resistência e representatividade. “Esses gêneros moldaram a identidade do povo preto e da cultura brasileira, e estão vivendo um novo momento de reconhecimento. Ninguém melhor do que Péricles para representar essa história. Mais do que um cantor, ele é uma instituição viva da música brasileira”, afirma Julio.

Uma história de celebração e memória
Desde sua estreia, o Potências reafirma a importância de celebrar pessoas pretas que constroem e inspiram a cultura brasileira. A primeira edição, em 2022, foi apresentada por Gleici Damasceno, João Luiz Pedrosa e Thelma Assis. No mesmo ano, o prêmio eternizou a trajetória de Gilberto Gil, símbolo maior de resistência e inventividade. Também em 2022, Preta Gil (1974–2025) — uma das idealizadoras do evento — tornou-se apresentadora e madrinha do projeto, personificando seu propósito.

“Estamos aqui para isso: mostrar a potência de pessoas pretas, negras, afrodescendentes, muito relevantes da nossa cultura e que estão aqui para ser enaltecidas por nós. O prêmio nasceu para fazer uma reparação histórica à nossa comunidade preta”, declarou Preta à Billboard Brasil, em 2024. A ausência de Preta este ano reforça o sentido de continuidade do prêmio, a herança de uma chama que segue acesa.

“Meu maior sonho é continuar o legado da Preta, mantendo viva essa chama de incentivo, celebração e união da nossa gente”, diz Julio. “Quero ver o prêmio crescendo, ampliando frentes de atuação e se tornando uma plataforma de impacto contínuo. Porque o Potências não é apenas sobre reconhecimento: é sobre transformação. É sobre escrever, com nossas próprias mãos, uma nova narrativa de orgulho, grandeza e futuro para o povo preto do Brasil.”

[Esta matéria faz parte da 18ª edição da Billboard Brasil. Adquira sua revista aqui.]

Prêmio Potências 2025
Prêmio Potências 2025 (Brazil News)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.