‘Golden’ vai desbancar Taylor Swift do topo do Hot 100 na próxima semana?
Analisamos a disputa mais acirrada pelo primeiro lugar do chart
[A coluna “The Contenders” é publicada no meio da semana e analisa artistas que almejam o topo das paradas da Billboard, bem como as estratégias por trás de seus esforços. Nesta semana, para a próxima Billboard Hot 100, que será lançada em 8 de novembro, analisamos as chances de HUNTR/X reconquistar o trono que Taylor Swift detém há três semanas.]
O domínio de Taylor Swift no topo do Hot 100 desde o lançamento de seu álbum “The Life of a Showgirl “tem sido impressionante: ela não apenas dominou todo o Top 10 (e as duas posições imediatamente adjacentes) com suas 12 faixas na semana de estreia do álbum (18 de outubro), como também ocupou oito das 10 primeiras posições na segunda semana (25 de outubro) e quatro nesta semana (1º de novembro). E em todas essas três semanas, a mesma música do “Showgirl” reinou no topo da Hot 100: o single principal e faixa de abertura do álbum, “The Fate of Ophelia”.
“Ophelia” estreou com números históricos de streaming e uma estreia gigantesca nas rádios, registrando um dos melhores desempenhos semanais de qualquer música em 2025, mesmo sem estar disponível para compra individual em sua semana de estreia. Desde então, a música caiu bastante em streaming a cada semana — provavelmente de forma inevitável, dados os números impressionantes que alcançou inicialmente —, mas ainda se manteve como a música mais ouvida nos EUA com uma margem confortável.
Isso pode mudar na próxima semana. De acordo com dados preliminares da Luminate, “Ophelia” teve uma queda de mais 19% em streams oficiais sob demanda nos EUA nos primeiros quatro dias desta semana de monitoramento (24 a 27 de outubro), em comparação com o mesmo período da semana anterior, chegando a 15,7 milhões de streams.
Pela primeira vez desde sua semana de estreia, a música corre o risco de perder o primeiro lugar na parada Streaming Songs. Vale ressaltar que os streams programados, e não apenas os sob demanda, também contribuem para a Hot 100. A música ainda mantém uma ligeira vantagem em vendas sobre os outros hits que competem pelo primeiro lugar na Hot 100 — e também deve gerar vendas adicionais com o lançamento comercial solo da versão acústica de “Alone in My Tower” na terça-feira (28 de outubro), que antes estava disponível apenas em uma das edições deluxe do álbum.
Mas o verdadeiro fator X aqui será o rádio. Embora “Ophelia” tenha caído 19% nos streams, também ganhou 20% em audiência de rádio em todos os formatos entre 24 e 27 de outubro, de acordo com a Luminate, enquanto continua subindo no top 5 das paradas Radio Songs, Pop Airplay e Adult Pop Airplay. Se conseguir continuar crescendo nessas paradas nos últimos dias da semana de monitoramento, enquanto se estabiliza nos streams, poderá manter a liderança da Hot 100 pela quarta semana consecutiva. (Talvez com uma remixagem fantasmagórica apresentando uma aparição da Ofélia de “Hamlet”, bem a tempo do Halloween?)
📲 K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
A maior ameaça ao domínio de Swift na Hot 100 vem da música que ela destronou em primeiro lugar: “Golden”, do álbum “Guerreiras do K-pop”. O hino do HUNTR/X manteve um bom desempenho nas três semanas em que teve que ceder a coroa e retorna ao 2º lugar na parada desta semana, recuperando-se da 13ª posição de duas semanas atrás, quando foi ofuscado pelo sucesso de “Showgirl”.
“Golden” está atualmente a caminho de ultrapassar “Ophelia” em streams na próxima semana, tendo acumulado quase 16,3 milhões de streams oficiais sob demanda nos primeiros quatro dias da semana de monitoramento — uma queda de 3% em relação aos números do mesmo período da semana anterior, mas ainda uma vantagem de 3% sobre os números do single de Swift. (O iminente fim de semana do Halloween também pode ajudar a manter a música forte até os últimos dias da semana de monitoramento, já que fantasias com o tema “Guerreiras do K-pop” devem dominar a temporada.)
“Ophelia” mantém uma ligeira vantagem sobre “Golden” em vendas, mas, novamente, o rádio pode ser o fator decisivo. Embora não esteja crescendo tão rapidamente quanto “Ophelia” nas rádios esta semana, a música tem uma vantagem de vários meses — e continua ganhando espaço nas ondas do rádio, visando assumir a liderança da parada Pop Airplay pela primeira vez. Pode ser uma disputa acirrada entre os dois maiores fenômenos da cultura pop de 2025 na parada da próxima semana.
A artista que apresentou o crescimento mais consistente na Hot 100 esta semana foi novamente Olivia Dean, cujo single “Man I Need” alcançou o Top 10 pela primeira vez (subindo de 17º para 8º lugar), enquanto seus outros dois hits na Hot 100 (“So Easy [To Fall in Love]” e “Nice to Each Other”) também atingiram novos picos, chegando ao 44º e 88º lugar, respectivamente. “Man I Need” continua a ganhar terreno em todas as plataformas — principalmente no rádio, onde registrou um aumento de 25% na audiência em todos os formatos nos primeiros quatro dias da semana de monitoramento — embora ainda precise percorrer um longo caminho para realmente entrar na disputa pelo 1º lugar com Taylor Swift e HUNTR/X.
[Esta coluna foi traduzida da Billboard dos EUA. Leia a reportagem original aqui.]









