Você está lendo
eaJ fala sobre fé, fãs e liberdade: ‘Foi como respirar pela primeira vez’

eaJ fala sobre fé, fãs e liberdade: ‘Foi como respirar pela primeira vez’

Cantor conversou com a Billboard Brasil sobre nova fase da carreira

eaJ

O cantor eaJ está em uma nova fase da carreira. No mês passado, ele o single “put it on me”, uma faixa que mergulha em temas de lealdade, intimidade e no tipo de conexão pela qual vale a pena arriscar tudo. A canção, inspirada após conhecer uma fã com deficiência em julho, marca um momento de renascimento criativo para o compositor.

VEJA TAMBÉM
BLACKPINK

“Os últimos três anos e meio foram estranhos. Passei de algo grande para algo muito menor, do qual me orgulho, mas, realisticamente, muito menor”, diz eaJ para a Billboard Brasil, se referindo ao período antes da carreira solo, quando era membro da banda DAY6.

O momento com a fã, chamada Tashya, fez com que ele retomasse a fé no próprio trabalho.

“Eu sentia que não era tão útil para as pessoas como eu queria. Sentia que não estava sendo um artista que eles pudessem sair com orgulho e dizer: ‘Eu gosto dele’. Depois desse encontro, senti como se estivesse respirando pela primeira vez em muito tempo. Eu me senti útil de novo, e isso significou mais do que consigo explicar”, diz.

📲 K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

Para eaJ, o carinho e a presença constante dos fãs não são um fardo, mas um privilégio que o mantém firme na jornada artística.

“Para ser sincero, não parece uma responsabilidade. Me sinto muito privilegiado por ter pessoas que querem estar essa jornada comigo. Ser artista, ou ser cantor, especialmente um artista solo, é meio solitário às vezes. E saber que existem pessoas dispostas a lutar comigo, mesmo quando parece que tudo no mundo está contra nós”, diz.

“O objetivo final para mim é sempre me tornar algo que eles possam ouvir com orgulho. Sinto que estou lentamente encontrando o propósito de Deus para a minha vida… Ainda não tenho certeza do que é, mas estou no caminho.”

Nos últimos anos, eaJ passou por um período de bloqueio criativo. Com “put it on me”, ele diz ter reencontrado o sentido de criar.

“Desde que a música chegou ao mundo, algo em mim mudou. Me senti novamente criativo, livre das regras e limites. Essa sensação de utilidade me deu estabilidade emocional e me permitiu escrever com mais profundidade.”

eaJ
eaJ (@zumazuhal)

Embora muitos artistas enxerguem a composição como uma forma de terapia, para eaJ, o palco continua sendo seu verdadeiro escape.

“Escrever nunca foi uma terapia para mim. O que realmente me faz escapar da realidade são aquelas duas horas que passo no palco. É como o momento em que alguém volta para casa, toma banho e assiste ao seu programa favorito. É a minha pausa do mundo.”

Nos últimos anos, eaJ diz ter aprendido a se expressar sem medo, inclusive sobre temas sensíveis como política e questões humanitárias.

“Cheguei a um ponto em que pensei: se minha imagem pública já está no fundo do poço, por que não dizer o que penso? Se temos a plataforma para fazer diferença e escolhemos o silêncio, é como se disséssemos que algumas vidas valem menos que outras.”

Hoje, o cantor enxerga o sucesso de forma mais ampla do que antes.  “Para mim, sucesso é levantar todos os dias e tentar. É ser alguém de quem meus fãs possam se orgulhar, não apenas pela música, mas pela forma de viver.”

Mesmo sem planos imediatos de turnê na América do Sul, eaJ expressou carinho pelos fãs brasileiros e até arriscou um “obrigado” em português ao final da entrevista.

“Pode demorar um pouco, mas mal posso esperar pelo dia em que vou poder ver vocês cara a cara e retribuir todo o apoio que me deram nesses anos”, disse.

Ouça ‘put it on me’ de eaJ

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.