Vem aí! Os fãs de Marisa Monte de todo o Brasil têm encontro marcado na turnê Phonica – Marisa Monte & Orquestra ao vivo: uma série de 6 shows especiais unindo o repertório consagrado da diva da MPB, banda tradicional e uma orquestra com 55 músicos, sob regência de André Bachur.
O que esperar do primeiro show de Marisa Monte
1 – Música nova
Ouça “Sua Onda” com Marisa Monte
2 – Popular com erúdito
Em entrevista ao jornal O Globo, Marisa Monte comentou a mistura que a turnê vai proporcionar ao público e contou que tem entre 25 e 26 arranjos de músicas prontos. Ela montou uma orquestra para a turnê equilibrando o número entre homens e mulheres.
“Uma orquestra fresh, com o maestro André Bachur, um excelente parceiro com quem trabalhei no concerto de 90 anos da USP. ‘Beija eu’ e ‘Ainda bem’, que já tocamos juntos, estão garantidas.”
+Leia mais: Maestro da turnê de Marisa Monte transita entre o erudito e o popular
3 – Cenário
Em entrevista exclusiva à Billboard Brasil, o diretor visual da turnê Batman Zavareze conta como encontrou soluções visuais pitorescas para compor a arte do espetáculo. Entre elas, Batman quebrou 13 videogames Wii. Saiba mais aqui.
Os shows serão realizados em arenas e parques. Marisa Monte comentou a peculiaridade dos locais e como isso influencia na experiência das pessoas.
“Hoje, poder levar um concerto com orquestra para parques é simbólico. É tornar o sublime acessível. A democratização da cultura, para mim, não é um discurso, é uma prática. É uma das razões pelas quais sigo cantando”, disse Marisa Monte na entrevista para O Globo.
4 – Veja provável setlist de Marisa Monte da turnê Phonica
Em 2024, Marisa Monte deu um gostinho de como pode ser a nova turnê quando se apresentou para 55 mil pessoas junto à Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), regida por André Bachur, no aniversário de 90 anos da Universidade de São Paulo.
2 – “Maria de verdade”
5 – “Ainda bem”
6 – “Carinhoso” (Pixinguinha cover)
7 – “Beija eu”
8 – “Gentileza”
9 – “A Sua”
5 – Participações?
Não há participações especiais divulgadas oficialmente. No entanto, não custa especular que os velhos parceiros de Tribalistas, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown façam uma ponta em algum dos shows.
Ainda no campo de palpites, Marisa fez uma apresentação recentemente ao lado do ícone Ney Matogrosso no festival Doce Maravilha e seria um sonho para os fãs presenciarem as duas lendas da MPB com o apoio luxuoso de uma orquestra. Além disso, a cantora já comentou que curte diversos artistas da nova geração como Ana Frango Elétrico, Dora Morelenbaum, Júlia Mestre, João Gomes, Alice Caymmy e Rubel. Quem sabe?
Veja agenda da Turnê ‘Phonica’ – Marisa Monte & Orquestra ao Vivo
18 e 19 de outubro – Belo Horizonte – Parque Ecológico da Pampulha
31 de outubro, 1 e 2 de novembro – Rio de Janeiro – Brava Arena Jockey
8 e 9 de novembro – São Paulo – Parque Ibirapuera
15 de novembro – Curitiba – Pedreira Paulo Leminski
29 de novembro – Brasília – Gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano
6 de dezembro – Porto Alegre – Parque Harmonia