Você está lendo
As grandes cantoras da dramaturgia

As grandes cantoras da dramaturgia

Relembre personagens que marcam e marcaram época soltando suas vozes nas novelas

Dita Ribeiro em 'Êta Mundo Melhor' (Reprodução/TV Globo)

Seja nas novelas, minisséries ou filmes, as cantoras sempre foram personagens de destaque em tramas que traziam a música como elemento fundamental da narrativa. Com histórias e talentos diversos e, muitas vezes, músicas próprias, essas artistas da ficção emplacam sucessos dentro e fora das telas e ocupam lugar importante no coração dos espectadores.

VEJA TAMBÉM
Djonga e Marina Sena

Confira cinco destaques de cantoras na dramaturgia!

Dita, a rainha da Rádio Paraizo – (“Êta Mundo Melhor!”, 2025)

Dita Ribeiro em 'Êta Mundo Melhor' (Reprodução/TV Globo)
Dita Ribeiro em ‘Êta Mundo Melhor’ (TV Globo/Reprodução)

De origem humilde e talento ímpar, a cantora Dita Ribeiro brilha nas cenas de “Êta Mundo Melhor!”. Após abandonar a vida no interior de São Paulo, a personagem interpretada pela atriz Jeniffer Nascimento se muda para a capital e torna-se uma grande artista na trama que resgata os momentos de ouro da rádio, se apresentando nos palcos da Rádio Paraizo e vencendo o concurso de rainha da emissora.

Natasha Ferreira, a líder da Vagabanda (“Malhação”, temporada 2004)

Natasha Ferreira, em 'Malhação'
Natasha Ferreira em ‘Malhação’ (TV Globo/Reprodução)

Quem era adolescente no início dos anos 2000 com certeza tem ótimas lembranças com a Vagabanda, banda fictícia que brilhou em “Malhação”. A líder da banda era a vocalista e baixista Natasha Ferreira, interpretada por Marjorie Estiano, que se apresentava ao lado do guitarrista Gustavo Soares (Guilherme Berenguer) e do baterista Catraca (João Velho). Na novela, o grupo apresentava as canções “Você Sempre Será” e “Por Mais Que Eu Tente” que, posteriormente, se tornaram hits da cantora e atriz fora da ficção.

Tina Pepper, a Tina Turner brasileira (“Cambalacho”, 1986)

Tina Pepper em 'Cambalacho'
Tina Pepper em ‘Cambalacho’ (TV Globo/Reprodução)

Em 1986, o Brasil se encantou com a história de Albertina Pimenta, personagem de Regina Casé em “Cambalacho”, que sonhava em ser uma estrela, com nome artístico inspirado em seu grande ídolo, a cantora Tina Turner. Com uma peruca loira e visual new wave, Tina Pepper consegue emplacar o sucesso “Você Me Incendeia” e se tornar rica e famosa, esnobando sua origem na periferia de São Paulo.

Penha, Rosário e Cida: As Empreguetes (“Cheias de Charme”, 2012)

As Empreguetes, em 'Cheias de Charme'
As Empreguetes em ‘Cheias de Charme’ (TV Globo/Reprodução)

Sucesso inesquecível de 2012, o trio formado, respectivamente, pelas personagens de Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond na novela “Cheias de Charme” balançou o Brasil com o hit “Vida de Empreguete”, que mistura elementos de ritmos como tecnobrega e pop contemporâneo. Na novela, As Empreguetes vivem uma história marcada por muito sucesso e confusões.

Em breve: Agrado e Duda (“Coração Acelerado”, 2026)

Isadora Cruz e Gabz, que viverão Agrado e Eduarda em 'Acelera Coração'
Isadora Cruz e Gabz, que viverão Agrado e Eduarda em ‘Acelera Coração’ (Vinícius Mochizuki/Divulgação)

Prevista para estrear no primeiro semestre de 2026, a próxima novela das 19h, “Coração Acelerado”, terá como protagonistas Agrado Garcia (Isadora Cruz) e Eduarda (Gabz), que formarão uma dupla sertaneja ao longo da trama. A obra irá abordar o universo sertanejo com destaque para o subgênero feminino do estilo musical, o feminejo.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.