Você está lendo
Nos 20 anos de Se Rasgum, primeira ALMA discute ecossistema musical em Belém

Nos 20 anos de Se Rasgum, primeira ALMA discute ecossistema musical em Belém

Evento será realizado gratuitamente na Estação das Docas e SESC Ver-O-Peso

De 3 a 5 de setembro, Belém sedia a primeira edição da Conferência ALMA (Amazônia Legal Música & Arte), que acontece gratuitamente na Estação das Docas e no SESC Ver-O-Peso. O evento reúne painéis, palestras, rodadas de negócios e showcases com artistas nacionais, internacionais e da cena amazônica. A iniciativa faz parte das comemorações dos 20 anos do festival Se Rasgum, o mais longevo do Norte do Brasil.

VEJA TAMBÉM
Katy Perry e os bailarinos da “Lifetimes Tour” (Cynthia Parkhurst)

A programação foi pensada como um espaço de discussão pré-COP 30, com foco em meio ambiente, sustentabilidade, economia criativa e mercado musical na região amazônica. Para Renée Chalu, organizadora e cofundadora da ALMA e do Se Rasgum, o encontro é também uma forma de afirmar o protagonismo da região:

“É importante que em um ano como esse, de um evento tão grande como a COP 30, a gente tenha voz e protagonismo pra discutirmos temas que orbitam a urgência climática. Fizemos Belém crescer dentro do meio musical, e nossa contribuição para toda essa discussão é fundamental”, afirma.

Painéis e convidados

Entre os destaques da programação estão a presença de Maria Marighella, presidenta da Funarte; da ambientalista Nice Tupinambá; de representantes de entidades do mercado como Ana Paula Paulino (Warner Music), Peter Strauss (UBC), Ivan Ferraro (ABRAFIN), Dani Ribas (Abramus) e Fabiana Batistela (SIM SP). O evento também contará com compradores internacionais da Europa, América do Norte e América Latina.

Outro momento aguardado é a exibição inédita de trechos do documentário gravado em Belém com Ed O’Brien, guitarrista do Radiohead, dentro da palestra “In Places of War”, apresentada pela inglesa Ruth Daniels, que leva música e arte a regiões marcadas por guerra e desigualdade. Já as cantoras Sophia Chablau e Assucena participam de uma conversa sobre carreira, música e ativismo, mediada por Flores Astrais, presidenta da Associação Cultural das Themônias da Amazônia (ASCULTA).

Shows e showcases

A programação musical traz tanto nomes da cena amazônica — como Djuena Tikuna, MC SuperShock e Núbia — quanto atrações de projeção nacional, caso de Boogarins e da Funmilayo Afrobeat Orquestra, que se apresenta ao lado dos músicos africanos Nino Galissa e Jorge Mulumba. O intercâmbio internacional também inclui bandas francesas como Gwendoline e Metro Verlaine.

O encerramento da semana de atividades acontece em 6 de setembro, com a 20ª edição do Festival Se Rasgum, que terá no palco nomes como Fernanda Abreu, Otto, Valesca Popozuda, os escoceses do Teenage Fanclub, além de artistas da região como Suraras do Tapajós e Lia Sophia.

A programação completa pode ser consultada nas redes sociais da ALMA. Os ingressos gratuitos já estão disponíveis online.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Se Rasgum (@serasgum)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.