PSY, de ‘Gangnam Style’, pede desculpas após polêmica com remédios
O astro do K-pop admitiu ter usado terceiros para retirar remédios controlados
O astro de K-pop PSY, conhecido por seu hit “Gangnam Style”, está sob investigação por supostamente usar terceiros para obter medicamentos prescritos ilegalmente na Coreia do Sul.
O cantor teria feito com que outras pessoas, incluindo seu empresário, pegassem receitas de Xanax e Stilnox em um hospital universitário em seu nome nos últimos três anos.
Ambos os medicamentos são comumente usados para tratar ansiedade, depressão e distúrbios do sono, como insônia. No entanto, eles também apresentam um alto risco de dependência, portanto, supervisão pessoal e consultas médicas são frequentemente obrigatórias.
Na Coreia do Sul, porém, o que seria uma tarefa simples é complicado por sua Lei de Serviços Médicos, que permite apenas que familiares próximos ou cuidadores peguem receitas para seus dependentes.
K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
Em um comunicado, PSY pediu desculpas e admitiu o “descuido” de ter contratado um terceiro para buscar seus medicamentos. Um informante denunciou o esquema para a polícia.
O hospital que administrava as receitas teve os registros médicos apreendidos e um médico foi autuado por suspeita de administrar as transações. O médico, no entanto, negou qualquer irregularidade e insistiu que ainda realizava consultas remotas com PSY.
A P Nation, agência do PSY, acrescentou que o astro foi “diagnosticado com um distúrbio crônico do sono” e estava tomando os medicamentos “de acordo com a prescrição de sua equipe médica”.
“Seu uso de medicamentos para dormir tem sido feito sob supervisão médica e dentro da dosagem prescrita. Não houve prescrição por procuração, [mas] houve casos em que um terceiro buscou os medicamentos para dormir em seu nome”, disse a agência.
“Gangnam Style” foi o primeiro vídeo a atingir 1 bilhão de visualizações no YouTube. Em 2014, tornou-se o primeiro vídeo a atingir 2 bilhões de visualizações na plataforma.