Festival próprio e clube do livro: conheça o lado empreendedor de Dua Lipa
Cantora administra produtora, festival, fundação, clube do livro e site
Dua Lipa completou 30 anos e, além da carreira musical, mantém diferentes frentes como empresária e criadora de projetos.
Criada em 2016, a Sunny Hill Foundation tem como foco apoiar jovens artistas e pessoas em situação de vulnerabilidade em Kosovo, país de origem da cantora. Parte da verba vem do Sunny Hill Festival, fundado em 2018.
O evento, com capacidade para 100 mil pessoas, já recebeu nomes como Miley Cyrus, Calvin Harris, Shawn Mendes e o brasileiro Mochakk. Todos os anos, Dua Lipa abre o festival.
Em 2023, a cantora fundou a Radical22, produtora criada em parceria com seu pai e empresário, Dukagjin. Foi também o ano em que adquiriu o próprio catálogo musical. Desde então, shows, álbuns e clipes, incluindo o disco “Radical Optimism”, passaram a ser organizados pela empresa.
No mesmo ano, ela lançou um clube do livro em formato de podcast. A cada mês, a artista seleciona uma obra e entrevista o autor. Já participaram nomes como Min Jin Lee, Patti Smith e Tomasz Jędrowski. O conteúdo está disponível em plataformas de música e no YouTube.
Outro braço de sua atuação é o Service95, site voltado a viagens e ativismo. Com atualização feita por uma equipe de jornalistas e intervenções ocasionais da cantora, a página reúne dicas de países que ela visitou e aborda pautas como a questão dos refugiados.
Em 2022, o Brasil apareceu no portal com um roteiro sobre o Rio de Janeiro, inspirado na passagem da turnê “Future Nostalgia”.