Cofundador do Mastodon morre após acidente de moto
A banda se pronunciou nas redes sociais sobre morte de Brent Hinds


Brent Hinds, guitarrista de heavy metal e ex-membro do Mastodon, morreu na quarta-feira (20) após sofrer um acidente de moto em Atlanta, nos Estados Unidos. Ele tinha 51 anos.
A banda divulgou um comunicado no Instagram. “Estamos em um estado de tristeza e pesar insondáveis… Brent Hinds morreu ontem à noite em consequência de um trágico acidente.”
“Estamos com o coração partido, chocados e ainda tentando processar a perda dessa força criativa com quem compartilhamos tantos triunfos, marcos e a criação de músicas que tocaram os corações de tantas pessoas”, continuou.
“Nossos corações estão com a família, amigos e fãs de Brent. Neste momento, pedimos que respeitem a privacidade de todos durante este momento difícil.”
A polícia de Atlanta ofereceu mais detalhes sobre a situação. Segundo o relatório, os policiais chegaram ao local e encontraram um motociclista do sexo masculino em uma Harley Davidson inconsciente depois que alguém dirigindo uma SUV BMW “não deu passagem” e colidiu com o motociclista ao virar à esquerda em um cruzamento. A equipe médica o declarou morto logo depois, mas uma investigação sobre o incidente continua em andamento.
Hinds cofundou o Mastodon na capital da Geórgia em 2000 com o baixista Troy Sanders, o guitarrista Bill Kelliher e o baterista Brann Dailor.
Após um quarto de década fazendo música e se apresentando juntos – período em que o grupo conquistou nove entradas na parada de álbuns da Billboard 200 – a banda anunciou em março que Hinds deixaria a formação.
“Amigos e fãs, após 25 anos monumentais juntos, o Mastodon e Brent Hinds decidiram se separar”, dizia a publicação do grupo no Instagram anunciando a notícia.
“Estamos profundamente orgulhosos e extremamente gratos pela música e história que compartilhamos, e desejamos a ele nada além de sucesso e felicidade em seus empreendimentos futuros. Continuamos muito inspirados e animados para aparecer para os fãs neste próximo capítulo do Mastodon. À medida que avançamos, todos os planos de turnê para 2025 permanecerão intactos. Estamos ansiosos para vê-los na estrada.”
Mas em meados de agosto, Hinds comentou em uma das postagens da banda no Instagram com um vídeo de uma de suas apresentações, dizendo que sua saída não foi uma decisão mútua.
“Vergonhoso, e eles me expulsaram da banda por envergonhá-los por serem quem eu sou”, dizia parte de seu comentário criticando a apresentação.
Entre os nove álbuns da banda que alcançaram a parada Billboard 200, “The Hunter”, de 2011, “One More ‘Round the Sun”, de 2014, e “Emperor of Sand”, de 2017, alcançaram o top 10, enquanto os dois últimos alcançaram o primeiro lugar na parada Top Rock Albums.
O grupo também ganhou um Grammy, levando para casa o prêmio de melhor performance de metal por “Sultan’s Curse”, em 2018.