Você está lendo
Evento com Gilberto Gil e Yuval Noah Harari dá largada ao SP2B em 2026

Evento com Gilberto Gil e Yuval Noah Harari dá largada ao SP2B em 2026

Première Edition do SP2B aconteceu no Auditório Ibirapuera, neste domingo (17)

Premiere da SP2B 2026mno Auditório do Ibirapuera (Divulgação)

O Auditório Ibirapuera recebeu uma prévia do São Paulo Beyond Business (SP2B), neste domingo (17). O evento inspirado no festival South by Southwes (SXSW) terá sua primeira edição oficial em 2026 com previsão de realização de 9 a 16 de agosto. O lançamento reuniu o cantor e compositor Gilberto Gil. o escritor israelense Yuval Noah Harari e o ex-diretor do SXSW, Hugh Forrest.

VEJA TAMBÉM

Como foi a Premiere da SP2B?

O evento apresentou ao público uma versão compacta do SP2B. Rafael Lazarini, idealizador do evento, disse que será “um evento original de São Paulo, uma vitrine da cidade para o mundo.

Duas iniciativas foram anunciadas:

  • a entrada de Hugh Forrest na equipe de gestão e curadoria;
  • criação da plataforma Made in Sampa, voltada para pequenas e médias empresas.

Antes da sessão inaugural, Rafael Lazarini apresentou oficialmente o projeto e visão estratégica do SP2B 2026 em uma coletiva de imprensa que contou com a presença de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo; Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Rodrigo Goulart, secretário de Desenvolvimento Econômico do Município; Roberto Capobianco, presidente da Úrbia, além de representantes da InvestSP, Adesampa, SP Cine e SP Negócios.

Autoridades participam da premiere do SP2B no Auditório do Ibirapuera (Divulgação)
Autoridades participam da premiere do SP2B no Auditório do Ibirapuera (Divulgação)

“O ecossistema de empreendedorismo no Brasil vai muito além das startups tecnológicas. É a farmácia na esquina, é o restaurante da outra quadra. Essa jornada desses empreendedores é muito solitária”, disse Lazarini.

A sessão inaugural no Auditório Ibirapuera traduziu o DNA do SP2B em três atos. No primeiro, Rafael Lazarini e Hugh Forrest (ex-diretor de programação do SXSW e hoje integrante do conselho de curadoria e gestão do SP2B) discutiram o papel transformador dos eventos nas cidades. Em seguida, o escritor e historiador Yuval Noah Harari, em bate-papo mediado pelo jornalista Pedro Bial, falou sobre os impactos sociais e morais da tecnologia na sociedade.

Yuval Noah Harari na premiere do SP2B (Divulgação)
Yuval Noah Harari na premiere do SP2B (Divulgação)

Hugh Forrest comandou a curadoria do SXSW por mais de três décadas. Ele afirmou que o SP2B deve refletir a identidade da cidade.

“Não acho que o sucesso desse evento vá vir de tentar duplicar o que tínhamos em Austin e trazer para o Brasil. Em vez disso, é trabalhar com o time daqui, entender as forças desta cidade, desta comunidade, deste ecossistema, valorizar essas forças e mostrá-las ao mundo.”

Hugh Forrest fará parte da Hugh Forrest na equipe de gestão e curadoria da SP2B (Divulgação)
Hugh Forrest fará parte da Hugh Forrest na equipe de gestão e curadoria da SP2B (Divulgação)

No encerramento, Gilberto Gil apresentou um show inédito, dirigido por Zé Ricardo e com cenografia de Batman Zavareze, que celebrou a potência cultural do país. Acompanhado dos filhos Bem, na guitarra, e José, na bateria, o artista abriu a apresentação com “Punk da Periferia”, em homenagem à cidade de São Paulo. Este foi o primeiro show de Gil após a morte da filha Preta, à qual dedicou algumas músicas, como “Drao” e “Estrela”. O público, emocionado, aplaudiu de pé. O repertório incluiu ainda canções emblemáticas como “Aquele Abraço”, “Tempo Rei”, “Esotérico”, “Vamos Fugir” e “Palco”, em um set de 15 faixas que percorreu diferentes fases de sua carreira.

Gilberto Gil volta a fazer show no SP2B (Will Dias/Brazil News)
Gilberto Gil volta a fazer show no SP2B (Will Dias/Brazil News)

Como será o SP2B 2026?

Organizado pela produtora Da20, a mesma do Rio2C, o SP2B ocupará mais de 20 espaços do Parque Ibirapuera para realizar conferências, exposições, festivais e encontros de negócios. A ideia é é debater o futuro das cidades e da sociedade em um contexto de transformações tecnológicas e desafios urbanos.

Pontes para o futuro da inovação

Na noite de segunda-feira (18), também como parte da Première Edition, será realizado o evento exclusivo “Conexão Global”, que reunirá cerca de 400 convidados, entre fundadores de startups, family offices, investidores institucionais, fundos locais e internacionais, além de executivos de grandes empresas e lideranças do setor público e privado.

A abertura fica por conta do painel “O Mundo em Análise”, que debate transformações no mercado global de startups, a conjuntura atual e oportunidades de negócios em diferentes regiões. A conferência terá a participação de representantes de fundos de Venture Capital de cinco continentes: Dawn Powell (StepStone Group – EUA); Pogos Saiadian (Greyhound Capital – Europa), Michael Safdie (Springhill Ventures  – Israel), Jason Tan (Jeneration Capital – Ásia) e Ricardo Kanitz (Spectra Invest – Brasil),

Em seguida, o evento realiza a entrega do prêmio “Desbravadores da Inovação”, onde serão contempladas 50 personalidades que contribuíram para a transformação digital no Brasil entre os anos 1990 e 2010.  Além disso, será apresentado para esse ecossistema de inovação e empreendedorismo o projeto “Made in Sampa”, um movimento que nasce em São Paulo para transformar a forma como empreendedores e criadores de todos os setores — da indústria ao comércio, da tecnologia à cultura e arte — encontram oportunidades, conexões e caminhos para crescer.

Inspirado pelo espírito Beyond Boundaries do SP2B, o “Made in Sampa” será a ponte entre a energia criativa dos pequenos e médios empreendedores, o dinamismo do ecossistema de startups e a potência cultural e artística que move esta metrópole. E, uma vez por ano, essa jornada encontra seu momento máximo no “Prêmio Made in Sampa” — uma grande celebração que homenageia talentos e empreendedores que inspiram o Brasil e o mundo. Um momento de visibilidade única que reforça São Paulo como a vitrine global da criatividade e do empreendedorismo brasileiro, transformando a semana do SP2B em um verdadeiro ponto de efervescência, conexão e imersão.

Espaços temáticos

A programação contará com diversos espaços temáticos com objetivo de proporcionar debates e experiências imersivas em torno de diferentes aspectos da sociedade contemporânea. Confira:

  • BEACON (Estacionamento do MAM) – Palco principal, reunindo keynotes globais sobre tecnologia, cultura e tendências que moldam o futuro.
  • BESPOKE (Auditório Ibirapuera) – Espaço de encontros inusitados e conversas extraordinárias, promovendo conexões estratégicas.
  • BEYOND (Pacubra) – Convergência de tecnologia, cidades, negócios e pessoas, com sete palcos temáticos: DEEP TECH, EDTECH & WORKSHIFT, CONSUMER SCIENCE, LIFETECH, CITY INNOVATION, NEXT CAPITAL e AGRITECH/FOODTECH.
  • BELONG (Oca) – Arte, cultura e tecnologia, com experiências imersivas.
  • BEGINING (Museu Afro) – Humanidade, ancestralidade e tecnologia.
  • BELIEVE (Planetário do Ibirapuera) – Reflexões sobre ética, filosofia, sociologia e tecnologia.
  • BEAUTY (Serraria) – Bem-estar, saúde e inovação.
  • BEEHIVE (Marquise do Ibirapuera) – Conexão entre startups, investidores e empreendedores.
  • BETWEEN, BEATS E BESIDE – Gastronomia, música e experiências imersivas.

Forma inédita de ocupar o Parque Ibirapuera

Além de reunir nomes de peso da inovação, o SP2B também propõe uma forma inédita de ocupar o Parque Ibirapuera. Inspirado na lógica do sistema de metrô — elemento vital das grandes metrópoles, que conecta pessoas, culturas e economias —, o evento foi concebido como uma jornada imersiva, na qual cada prédio e espaço se transforma em uma estação, interligada por linhas temáticas que organizam a programação e facilitam a navegação do público.

“Queremos que o participante viva o evento como quem explora uma cidade pela primeira vez, descobrindo conexões inesperadas a cada estação. A marquise será a nossa Estação Central, a grande colmeia do SP2B, ponto de convergência onde todas as linhas se encontram e o visitante decide seu trajeto”, explica o idealizador do SP2B.

A “Linha Roxa – Linha da Transformação” conectará grandes temas estratégicos, passando por espaços como Beacon, Beyond, Bespoke e Believe, dedicados às inovações que moldam o amanhã. A “Linha Vermelha – Linha da Vibração” será a trilha do entretenimento e da celebração coletiva, ligando Beside e Beats, em uma fusão de música, performance e experiência urbana. Já a Linha Amarela – Linha da Humanidade percorrerá territórios de legado, cuidado e bem-estar, conectando os palcos Beginning, Beauty e Belong.

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.