O que aconteceu com Amanda Wanessa?
Cantora gospel está hospitalizada desde 2021 após acidente grave
O caso de Amanda Wanessa voltou a repercutir nesta semana após sua família protagonizar momentos de tensão. Dobson Santos, marido da cantora, aparece agredindo o sogro, José Odilon da Silva Filho, dentro do Hospital Português, no Recife. Ele é um idoso.
No vídeo, Dobson e José protagonizam uma briga física, com troca de xingamentos. Quem gravou o momento foi a irmã de Amanda. A família da cantora teria sido impedida de acompanhar um atendimento médico que ela estava recebendo. O caso foi registrado na Delegacia do Idoso.
Amanda tem recebido tratamento domiciliar, e sua família acusa Dobson de negligenciar a cantora. Em nota enviada à Billboard Brasil, ele diz que as imagens no vídeo estão fora de contexto e foram “manipuladas”. “Fui covardemente acusado de uma suposta agressão, em um ambiente que deveria priorizar o cuidado, a humanidade e o respeito. Diante disso, em nenhum momento reagi com violência, optando por preservar o bem-estar da minha esposa e evitar um conflito maior”, diz a nota.

O que aconteceu com Amanda Wanessa
A cantora ganhou notoriedade no mundo gospel desde sua infância, quando lançou trabalhos inéditos. O primeiro álbum da cantora, “O Agir do Eterno”, é de 2007. Ela acumula mais 550 mil ouvintes mensais no Spotify, e um de seus maiores sucessos é a música “É Adorar”.
Desde o lançamento de seu primeiro disco, ela seguiu nos passos da música, com diversos discos de sucesso e apresentações em igrejas no Brasil inteiro, em eventos religiosos. No YouTube, Amanda costumava compartilhar vídeos cantando ao piano, em um clima intimista. Os vídeos acumulam mais de 3 milhões de visualizações cada.
Em janeiro de 2021, Amanda se envolveu em um grave acidente de carro em Rio Formoso, na Zona da Mata de Pernambuco. Ela passou 642 dias internada, e teve alta em outubro de 2022.
No dia do acidente, o pai de Amanda também estava no carro, mas não teve ferimentos. A filha, que na época tinha 6 anos, precisou passar por uma cirurgia no ombro, mas se recuperou.
Após a alta, Amanda foi para uma clínica especializada em pacientes que passaram muito tempo internados. Em 2023, ela foi para casa receber tratamento domiciliar. Ela teve sequelas irreversíveis por conta do acidente.
A cantora está em um estado de “coma vigil”. Isso significa que ela abre os olhos, consegue respirar sem a ajuda de aparelhos, mas não tem consciência do que acontece ao redor.

Família de Amanda Wanessa está em uma briga na Justiça
Desde que Amanda sofreu o acidente, a família vem brigando na Justiça contra seu marido.
Os pais de Amanda entraram com uma ação contra Dobson em maio de 2023, alegando que eles estavam sendo impedidos de visitá-la. Ele negou as acusações.
Em dezembro daquele ano, os pais e irmã da cantora ficaram sete horas aguardando na porta do condomínio onde ela mora, sem conseguir acesso a casa. Uma decisão judicial passou a obrigar Dobson a garantir que a família de Amanda pudesse vê-la.
Agora, após a briga gravada, a família fez um boletim de ocorrência contra Dobson. A Billboard Brasil entrou em contato com ele para esclarecimentos mas, até o momento da publicação, não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Cinco sucessos de Amanda Wanessa
- É adorar (2019)
- Eu Cuido De Ti (2015)
- Dependente (2020)
- Não Desista (2020)
- Aceita-Me Como Eu Sou (2017)








