Mick Jagger: entenda a intensa relação com o Brasil
Vocalista dos Rolling Stones visita o país desde os anos 1960
O cantor Mick Jagger completa 82 anos neste sábado, 26 de julho. O vocalista dos Rolling Stones tem uma longa relação com o Brasil, onde esteve diversas vezes ao longo das décadas — seja em turnês, viagens pessoais ou projetos profissionais. Confira os momentos mais marcantes dessa conexão.
Primeiras visitas: Rio, Bahia, inspiração e candomblé
A primeira viagem de Mick Jagger ao Brasil foi em 1968, ao lado da então namorada Marianne Faithfull. O casal passou pelo Rio de Janeiro e por Salvador, onde o cantor teve contato com o candomblé e encontrou inspiração para compor “Sympathy For The Devil”, lançada no mesmo ano no disco “Beggars Banquet”.
“Passávamos dias deitados na praia ou brincando com crianças de uma casa próxima. Tocávamos tambores com fiéis do candomblé”, disse o cantor durante uma entrevista para a revista americana Esquire em 1969.
Fazendas, Keith Richards e ‘Honky Tonk Women’
Em outra viagem ao Brasil, Mick Jagger e Keith Richards passaram alguns dias em uma fazenda, que teria sido no Mato Grosso, embora fãs especulem que possa ter sido em Matão, no interior de São Paulo, a convite do banqueiro Walter Moreira Salles. Foi ali que os músicos criaram a versão country de “Honky Tonk Women”.
“Estávamos indo para Mato Grosso. Ficamos alguns dias numa fazenda, onde Mick e eu compusemos ‘Country honk’, sentados numa varanda como caubóis, pés no parapeito, fazendo de conta que estávamos no Texas. Era a versão country do que se transformou no single ‘Honky Tonk Women’ quando voltamos à civilização”, escreveu Keith na biografia “Vida” (2010), lançada no Brasil pela Editora Globo.
Na década de 1970, Mick visitou novamente o Rio, agora com Bianca Jagger, sua esposa à época. Na época, eles passaram alguns dias também em Búzios.
Entre filmes e vida carioca
Mais tarde, em 1984, ele voltou ao Rio para gravar o filme “Running Out of Luck”, com cenas feitas também em Niterói. As filmagens serviram como clipes de músicas de seu primeiro álbum solo, “She’s The Boss” (1985), como “Lucky In Love” e “Just Another Night”.
Foi nessa viagem que Mick conheceu o cantor e compositor Marku Ribas (1947-2013). O músico gravou como percussionista na faixa “Back to Zero”, do álbum “Dirty Work” (1986), dos Rolling Stones, embora não esteja creditado no disco.
Rolling Stones e os fãs brasileiros
O primeiro show dos Rolling Stones no Brasil aconteceu em 1995, com a turnê do disco “Voodoo Lounge”. A banda voltou ao país em 1998 com a turnê “Bridges to Babylon”. Foi nessa viagem que Mick Jagger teria conhecido Luciana Gimenez, durante um jantar na casa do empresário Olavo Monteiro de Carvalho (1942-2022).
O cantor, que estava casado com Kelly Hall, e a apresentadora brasileira tiveram um affair por quase um ano.
Nesse período, Luciana engravidou e teve Lucas Jagger em 1999. No mesmo ano, Mick e Kelly se separaram.
Em 19 de fevereiro de 2006, os roqueiros fizeram um show para mais de 1,5 milhão de fãs na praia de Copacabana. A passagem mais recente dos Rolling Stones no Brasil foi em 2016.
Fora dos palcos, Mick continuou vindo ao Brasil. Em 2017, foi visto no Beco do Batman, em São Paulo. Desde então, fez outras visitas discretas ao país, reforçando sua relação pessoal com o Brasil.
Pé frio famoso
Mick Jagger ganhou a fama de pé frio em 2010, quando o roqueiro presenciou uma sequência de derrotas nas oitavas de final na Copa do Mundo na África do Sul:
- Gana 2 x 1 EUA
- Alemanha 4 x 1 Inglaterra
- Holanda 2 x 1 Brasil
Na ocasião, ele também falou sobre torcer para a Argentina na disputa… Depois da declaração, a Argentina foi eliminada pela Alemanha por 4 a 0.
A fama de azar continuou.
Em 2014, no Rock in Rio Lisboa, Mick disse que Portugal seria a campeã mundial. Mas o time não passou da primeira fase na Copa do Mundo no Brasil. No torneio, a seleção inglesa foi eliminada após demonstrações públicas de apoio de Mick, derrotada pela Itália e Uruguai.
Mick Jagger também esteve na maior derrota do futebol brasileiro, o trágico 7 a 1, quando o Brasil perdeu para a Alemanha.
Na Copa do Mundo seguinte, em 2018 na Rússia, o cantor acompanhou o jogo da Inglaterra contra a Croácia nas semifinais. Você tem uma chance para adivinhar quem perdeu…