Funk com IA: como produtor repaginou sucessos com a ‘cara’ dos anos 1980
Sucessos com letras picantes ganharam novas roupagens


A inteligência artificial veio para ficar. E, na música, ela vem ocupando cada vez mais espaço no processo criativo de cantores e compositores.
Nos últimos tempos, uma série de vídeos de funk, feitos com IA, vêm viralizando nas redes sociais. Os conteúdos – com letra original – são uma espécie de adaptação de músicas atuais com roupagem de grandes sucessos dos anos 1970 e 1980.
Ou seja: é a putaria atual, com melodia de antigamente.
Entre os principais “hit do momento” [ou nem tão do momento assim] estão: “Predador de Pereca“, de MC Jhey, “Popotão Grandão“, de MC Neguinho do ITR, e “Malandramente”, de MC Nego Ban e MC Nandinho.
Apenas no TikTok, os vídeos com as canções repaginadas acumulam mais de 5 milhões de visualizações. Além disso, a produtora Blow Records, tem 104 mil inscritos no canal do YouTube e 210 mil ouvintes mensais no Spotify.
Por trás desse fenômeno está a Blow Records, que divulgou seus trabalhos no TikTok e, surfando a onda, também lançou um EP de reproduções com IA em parceria com MC MM.
Quem é o criador do funk por IA?
“Não faço ideia de quanto já ganhei até agora com as músicas da Blow, mas não é nada astronômico. Espero que um dia seja”, disse Raul Vinicius, criador do selo, em entrevista ao portal “G1“.
Ele explicou seu modelo de trabalho.
“A Blow Records é formada por mim e o robô. Mas não é um processo automatizado. As pessoas acham que é ‘apertar um botão e pronto’, mas não. Alguns casos precisam de edição manual.”, explica.
@blow.records Versão completa já disponível em nosso canal! 🪩 #mcjhey #funk #anos80 ♬ Predador de Perereca – BLOW RECORDS & Mc Jhey