Você está lendo
Autoridades escocesas xingam fãs do Oasis, e Liam Gallagher responde

Autoridades escocesas xingam fãs do Oasis, e Liam Gallagher responde

Cantor chamou autoridades locais de 'fedidas' após reunião de segurança vazar

Liam Gallagher, do Oasis

Liam Gallagher criticou publicamente o Conselho Municipal de Edimburgo, na Escócia, após virem à tona comentários feitos sobre os fãs do Oasis, descritos como “barulhentos”, “intoxicados” e “homens de meia-idade que ocupam muito espaço” durante uma reunião de segurança para os shows da banda na cidade.

VEJA TAMBÉM
Chris Cornell, Matt Cameron, Kim Thayil e Ben Shepherd

As declarações surgiram em um encontro realizado em outubro de 2024 entre representantes do conselho, serviços de emergência e empresas de transporte, que planejavam os shows de reunião da banda no Murrayfield Stadium, marcados para os dias 8, 9 e 12 de agosto. Essa será a primeira apresentação do Oasis na capital escocesa desde 2009.

O conteúdo da reunião foi publicado nesta semana pelo The Scottish Sun, após um pedido com base na Lei de Liberdade de Informação. Estavam presentes membros do conselho, a produtora DF Concerts, a empresa de segurança G4S, a Police Scotland, o Serviço de Ambulância da Escócia e operadores locais de transporte, como Lothian Buses, Edinburgh Trams e ScotRail.

Entre as preocupações levantadas, estavam o comportamento dos fãs em dias de fim de semana (“já barulhentos”) e “o tom da banda”. O conselho também mencionou que os 210 mil espectadores poderiam atrapalhar o Edinburgh Fringe, festival de artes que ocorre entre 1 e 25 de agosto e atrai mais de 3 milhões de pessoas.

A ata da reunião ainda alerta que o público esperado — cerca de 70 mil por noite — teria muitos “homens de meia-idade”, que “ocupam mais espaço” e exigiriam ajustes na capacidade do estádio. A DF Concerts previu uma plateia “animada e bem exaltada”, com “nível médio a alto de intoxicação”.

Ao tomar conhecimento das falas, Liam Gallagher reagiu nas redes sociais. No X (antigo Twitter), escreveu: “Ao conselho de Edimburgo: ouvi o que vocês disseram sobre os fãs do OASIS e, francamente, a atitude de vocês fede. Eu deixaria a cidade nesse dia se fosse algum de vocês”.

Em outro post, completou: “Queria ver uma foto de todos os integrantes do conselho de Edimburgo. Aposto que tem umas figuras BEM BONITAS por lá”.

Margaret Graham, presidente do setor de cultura e comunidades do conselho, respondeu ao jornal: “Temos orgulho de sediar os maiores e melhores eventos de Edimburgo, que movimentam centenas de milhões de libras na economia local e oferecem entretenimento sem igual”.

Ela reforçou que os shows do Oasis receberão o mesmo preparo de segurança que qualquer grande evento exige. “Estamos ansiosos para ver o Oasis no palco em agosto e tenho certeza de que esses serão shows inesquecíveis em Murrayfield.”

A turnê de reunião da banda começa no dia 4 de julho, em Cardiff, no País de Gales, e seguirá por Manchester, Londres, Edimburgo e Dublin, antes de passar por América do Norte, América Latina, Ásia e Austrália, em um total de 41 shows programados.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.