Morre Jerry Butler, lenda do soul, aos 85 anos; veja principais hits
Cantor recebeu o apelido de 'The Ice Man'


O cantor Jerry Butler, lenda do soul, morreu aos 85 anos, na quinta-feira (20). Ele tinha Parkinson.
Apelidado de “The Ice Man”, ele começou sua carreira musical com o grupo de R&B Impressions.
Depois de dois anos com eles, o cantor embarcou em uma carreira solo de sucesso, com canções de sucesso como “He Will Break Your Heart”, “Only the Strong Survive”, “Ain’t Understanding Mellow” e muitas outras.
Jerry nasceu em 1939 nos Estados Unidos. Sua família se mudou para Chicago quando ele tinha 3 anos. Ele descobriu a música pela primeira vez na igreja.
“Eu era o cara que nunca esperava estar no show business. O show business era uma vocação”, ele disse à “NPR” em 2005.
“Era algo que eu fazia como hobby. Eu gostava. Eu teria cantado de graça se não pudesse ser pago. E quando descobri que podia ser pago, levei isso um pouco mais a sério e me envolvi um pouco mais.”
O primeiro single de sucesso dos Impressions foi “For Your Precious Love”, de 1958, que chegou ao 3º lugar na parada de R&B e ao 11º lugar na Billboard Hot 100.
“É a única música que, se eu for tocar em algum lugar e não cantar, as pessoas vão querer seu dinheiro de volta. Elas acham que foram enganadas”, disse ele.
Butler deixou o grupo em 1960. O single do cantor de 1960, “He Will Break Your Heart”, chegou ao 7º lugar na parada pop.
Alguns de seus outros singles de sucesso incluem:
- “Find Another Girl”;
- “I’m A-Telling You”;
- “Only the Strong Survive”;
- “Let It Be Me”;
- “Hey, Western Union Man”;
- “Never Give You Up”;
- “Ain’t Understanding Mellow”.
“He Will Break Your Heart” também entrou nas paradas nos anos 1970, quando foi regravada como “He Don’t Love You (Like I Love You)” por Tony Orlando e Dawn.
Butler também foi um dos primeiros artistas a gravar a música “Moon River”. O artista foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll como membro dos Impressions em 1991.
Após sua carreira musical, Butler foi eleito para o Conselho de Comissários do Condado de Cook, onde trabalhou por mais de três décadas.