Você está lendo
Veja 4 músicas para prestar mais atenção na novela ‘Três Graças’

Veja 4 músicas para prestar mais atenção na novela ‘Três Graças’

De Liniker a João Gomes, trilha sonora do folhetim reflete pluralidade

João Gomees e Vanessa da Mata (Steff Lima/divulgação)

Sucesso na Rede Globo, “Três Graças”, a nova novela das 21h, já exibiu 20 capítulos que misturam drama, tragédia, romance, mistério e humor. Essa pluralidade também está presente na trilha sonora do folhetim que se passa em São Paulo, mostrando a diversidade cultural da cidade.

VEJA TAMBÉM
Thiaguinho, durante show do projeto 'Banjo e Boné'

Pagode, gospel, pop, funk… A curadoria musical valoriza a multiplicidade de gêneros numa metrópole com riqueza cultural de uma população vinda de todas as regiões do país.

Essa seleção musical eclética, como a Billboard Brasil já comentou, é sonoplastia para personagens como Gerluce (Sophie Charlotte), Paulinho Reitz (Romulo Estrela), Arminda (Grazi Massafera), Ferette (Murilo Benício), entre outros, numa trama que atravessa três gerações de mulheres de uma mesma família.

Selecionamos quatro faixas que estão presentes na trilha sonora de “Três Graças” que devem entrar no seu radar. Veja:

Vanessa da Mata feat. BaianaSystem – “Gente Feliz (Sinceridade)”

Lançada em 2017, “Gente Feliz (Sinceridade)” é um single de Vanessa da Mata, parte também do álbum “Caixinha de Música (Ao Vivo)”, composto pela cantora ao lado de Maurício Pacheco e Russo Passapusso, numa interpretação que também conta com BaianaSystem. Com uma mensagem positiva, a letra da música valoriza a importância de sorrir apesar dos problemas.

Em publicação nas redes sociais, Vanessa da Mata contou a história por trás do som: “Um dia, a Fafá de Belém me disse que ouviu certa vez de Elis Regina: ‘não deixe que ninguém te tire o sorriso, porque comigo aconteceu’. Essa frase ficou na minha cabeça durante anos, como uma lição, e resolvi fazer essa música para falar disso. A gente tem sempre algo para comemorar apesar das dificuldades. Nós temos a cultura de ser felizes e isso precisa ser preservado e levado adiante”.

Liniker – “Veludo Marrom”

Indicada ao Grammy Latino de 2025, “Veludo Marrom”, de Liniker, concorre como Canção do Ano” e “Melhor Canção em Língua Portuguesa”. A canção faz parte do álbum “CAJU” (2024), também indicado nas categorias “Álbum do ano”, “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa”, “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” e “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação” na mesma premiação.

A faixa é cheia de metáforas para abordar o sentimento de intimidade e aconchego dentro de uma relação amorosa. Ela é tema do casal Joélly (Alana Cabral) e Raul (Paulo Mendes), mas também já foi trilha sonora para momentos emocionantes de Gerluce (Sophie Charlotte).

Ao ouvir sua canção no episódio, Liniker compartilhou nas redes sociais que estava feliz e que estar na trilha sonora da novela significava muito pra ela.

João Gomes, Jota.pê, Mestrinho – “Pontes Indestrutíveis”

“Dominguinho” é um projeto que mescla diferentes gerações e estilos musicais brasileiros, formado por João Gomes, Mestrinho e Jota.pê, que trazem o clima de uma roda de amigos, passando pelo forró, pelo baião, pela MPB e por sonoridades contemporâneas. O álbum, lançado neste ano, foi indicado como “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”no Grammy Latino.

A canção escolhida para compor a sonoplastia de “Três Graças” é uma nova versão de “Pontes Indestrutíveis”, sucesso de Charlie Brown Jr no álbum “Ritmo, Ritual e Responsa” (2007), num arranjo que agrada qualquer um: dos amantes do piseiro aos roqueiros. A letra é como um conselho de como viver a vida.

Thiaguinho e Negra Li – “Clareou”

“Clareou” é nada mais nada menos que a abertura da novela. A canção original é de Paula Lima, lançada em 2014, no álbum “O Samba é do Bem”, e composta por Serginho Meriti e Rodrigo Leite. A faixa acabou ganhando novas versões por  Xande de Pilares (ainda em 2014, no álbum “Perseverança”) e por Diogo Nogueira (no ano seguinte, 2015, no álbum “Porta-Voz da Alegria”).

Mas, desta vez, retorna com interpretações de artistas icônicos do samba e da música urbana, Thiaguinho e Negra Li, para ser tema do folhetim. Uma década depois, a canção ainda continua emocionando e mostrando seu poder em iluminar a vida das pessoas.

Confira trilha sonora completa de “Três Graças”:

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.