Você está lendo
Trilha espacial, Raul Seixas … Sete curiosidades sobre Bruce Springsteen

Trilha espacial, Raul Seixas … Sete curiosidades sobre Bruce Springsteen

Cinebiografia do cantor estreia dia 30 nos cinemas brasileiros

Bruce Springsteen

Amado pelo público e premiado pela críticaBruce Springsteen é autor de verdadeiros clássicos que fizeram a história e embalaram a vida de uma legião de fãs. Em breve, um período importante de sua grande carreira será revisitado em “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”, cinebiografia que terá Jeremy Allen White (do seriado “The Bear”) no papel principal. Porém, como nem tudo cabe em um filme, separamos abaixo 7 curiosidades sobre a vida de Bruce Springsteen que você merece saber.

VEJA TAMBÉM
Madonna

Veja sete curiosidades sobre Bruce Springsteen

1 – A origem do apelido “The Boss”

Bruce Springsteen tem um dos apelidos mais famosos da música: The Boss, ou O Chefe, em português. A alcunha nasceu de uma brincadeira da E Street Band, sua banda de apoio. Como Springsteen era o responsável por negociar o cachê das apresentações e distribuí-lo entre os músicos, eles começaram a chamá-lo de “chefe”. Acontece que, em 1974, um jornalista ouviu Bruce sendo chamado assim e a piada interna se tornou pública. O cantor admite que nunca gostou muito do apelido, mas acabou se acostumando com ele.

2 – É popular até no espaço

A NASA tem a tradição de acordar seus astronautas   com canções específicas durante as missões. Em 21 de dezembro de 1999, o grupo que havia sido enviado ao espaço para fazer reparos no telescópio Hubble acordou ao som de “Rendezvous”, de Bruce Springsteen. A escolha foi proposital, já que rendezvous significa “encontro”, justamente o que os astronautas teriam com o telescópio naquela tarde.

3 – Quase não participou de “We Are The World”

Bruce Springsteen é uma das vozes de “We Are The World”, clássica canção lançada para arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. O que muita gente não sabe, é que ele quase não participou da canção por dois motivos bem diferentes, causados pelo fato de que a música foi gravada em uma única noite.

A produção de “We Are the World” foi marcada para o dia seguinte ao último show da primeira parte da grandiosa turnê do álbum “Born in the U.S.A.” (1984) e Bruce tem a tradição de não viajar após apresentações. Porém, dada a importância do projeto, ele decidiu deixar o costume de lado.

O show em questão aconteceu na cidade de Buffalo, em Nova York, que passava por uma nevasca tão forte que havia a chance do vôo do músico para Los Angeles ser cancelado. Felizmente, o avião decolou sem problemas e Bruce pôde emprestar seu vozeirão para mais uma canção marcante.

​​4 – Tributo a Raul Seixas

Em 2013, Bruce Springsteen surpreendeu os fãs brasileiros ao homenagear ninguém menos do que Raul Seixas. Antes de desfilar os grandes sucessos da própria carreira, o Chefe abriu os shows que fez em São Paulo e no Rock In Rio, no Rio de Janeiro, com a canção “Sociedade Alternativa”. Com muito respeito, o músico agradeceu a Raul e a cantou em português, sem apelar para o teleprompter. 

5 – Homenagens no cinema e na TV

Bruce Springsteen já apareceu no cinema e na TV de diferentes maneiras. Citado em séries como “Família Soprano”, animações como “Bob’s Burgers” e até com participações em filmes como “Alta Fidelidade” (2000), o músico ganhou sua maior homenagem em um programa infantil. Em 1980, a Vila Sésamo apresentou “Bruce Stringbean” – Bruce Feijão, em tradução livre –, músico que tocava junto à “S Street Band” (ou Banda da Vila S). O personagem apresentou versões divertidas dos sucessos do Chefe, como “Born to Add” e “Barn in the U.S.A.”, que traduziram os hits do músico para as crianças.

 6 – Ele tem um Oscar

Bruce Springsteen tem uma relação premiada com o cinema. O músico já compôs muitas canções originais para grandes filmes, como é o caso de “Dead Man Walkin”, de “Os Últimos Passos de um Homem” (1995), “The Wrestler”, de “O Lutador” (2008) e até gravou uma versão do clássico “Viva Las Vegas”, de Elvis Presley, para “Lua de Mel a Três” (1992). Porém, a faixa mais famosa é “Streets of Philadelphia”, composta especialmente para “Filadélfia” (1993). O trabalho nessa música rendeu a Bruce Springsteen o Oscar de Melhor Canção na premiação de 1994.

7 – Fez história com “Nebraska”, disco gravado em casa

Em 1982, Bruce Springsteen vivia o auge da carreira graças ao lançamento dos álbuns “Born to Run” (1975), “Darkness on the Edge of Town” (1978) e “The River” (1980). Se sentindo desconectado das próprias raízes, o músico decidiu passar um tempo em um rancho na zona rural de Nova Jersey, onde cresceu. Lá, ele começou a compor e gravar demos de canções no próprio quarto.

A ideia era transformar esses esboços em canções finais com a E Street Band, mas boa parte do resultado não agradou por não fazer jus à essência do material, que tratava de assuntos íntimos e pessoais. Assim, ele decidiu lançar as versões caseiras, apenas com voz, violão e gaita, e o resultado foi “Nebraska”, álbum de 1982 que enfrentou descrença da gravadora Columbia, mas que chegou ao número 3 das paradas. Vale notar que algumas das músicas retrabalhadas com a E Street Band agradaram sim e deram origem ao disco seguinte de Bruce Springsteen: “Born in the U.S.A.” (1984), que catapultou de vez a carreira de Bruce ao redor do mundo.

Esse período importante na carreira e na vida de Bruce inspirou “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”, cinebiografia dirigida e escrita por Scott Cooper (“Coração Louco”) com base no livro “Deliver Me from Nowhere” (2023), de Warren Zanes. Além de Jeremy Allen White no papel principal, o filme conta com Jeremy Strong, Paul Walter Hauser, Stephen Graham e Odessa Young no elenco. A estreia no Brasil está marcada para 30 de outubro de 2025.

Jeremy Allen White como Bruce Springsteen
Jeremy Allen White como Bruce Springsteen (YouTube)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.