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NewJeans falam de sucesso e expectativas para mulheres no kpop; leia a entrevista

NewJeans falam de sucesso e expectativas para mulheres no kpop; leia a entrevista

Grupo de kpop foi capa da Billboard nos Estados Unidos

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Enquanto as cinco integrantes do NewJeans descem graciosamente as escadas em sua sessão de fotos para a Billboard em Seul, elas me cumprimentam com sorrisos brilhantes e saudações genuínas de “prazer em conhecê-lo”. Poucos dias antes, o crescente grupo feminino de kpop ganhou o prêmio de artista do ano e música do ano no Melon Music Awards e no MAMA Awards, dois dos prêmios musicais mais prestigiados da Coreia do Sul – e apenas dois dos cerca de 10 prêmios que compareceram e se apresentaram no país em dezembro passado e início de janeiro. No entanto, apesar da agenda agitada da temporada de premiações de inverno, eles exalam entusiasmo.

Essa energia contagiante tornou as integrantes do NewJeans –Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein, com idades entre 16 e 19 anos – queridas por fãs na Coreia do Sul e em todo o mundo. Desde sua estreia em julho de 2022, o grupo ascendeu rapidamente ao topo do panteão do kpop. Seis de seus oito singles lançados alcançaram o primeiro ou segundo lugar no streaming dominante da Coreia do Sul, o Circle Digital Chart. O quinteto também apareceu em várias paradas da Billboard, incluindo três sucessos no Top 10 no Global 200 e quatro no Global Excl. EUA, cinco entradas na Billboard Hot 100 e seis Top 10 nas vendas mundiais de músicas digitais (a de maior alcance foi “Super Shy”, chegando ao 2º lugar em julho passado). As músicas do grupo ganharam 931,6 milhões de streams sob demanda oficiais nos EUA, de acordo com a Luminate.

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Ao longo do caminho, o NewJeans superou as expectativas do kpop, ajudando a liderar uma nova era de influência feminina em um gênero há muito dominado por grupos masculinos. Embora já tenha sido aceito pela indústria que apenas boy bands poderiam construir um fandom central e um amplo sucesso comercial (vendendo álbuns e ingressos para shows), o A NewJeans faz parte de uma geração de grupos femininos que fez as duas coisas, mudando o paradigma do que as conquistas implicam para os grupos femininos jovens. E o NewJeans fez isso sob a orientação de uma líder igualmente inovadora: é o primeiro grupo a estrear sob a ADOR (All Doors One Room), liderada pela fundadora e CEO Min Hee Jin, a rara mulher que lidera uma gravadora e empresa de gestão de kpop.

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NewJeans (Melon/X)

Cerca de uma década atrás –quando este escritor começou a trabalhar no kpop como produtor – soava muito diferente. As gravadoras enfatizavam a melodia, o alcance vocal dinâmico e os arranjos coesos das faixas, enquanto a apresentação de dança era simplesmente considerada o suporte para uma música. Com o tempo, a música tendeu a hinos bombásticos bem adequados à coreografia, e as chamadas músicas “fáceis de ouvir” (aquelas preferidas pelo público sul-coreano em geral, que ultimamente não têm sido o público principal do K-pop) tenderam a se perder. Mas o NewJeans provou que desempenhos fortes e audição fácil não precisam ser mutuamente exclusivos. E como o Grupo Feminino do Ano da Billboard diz pessoalmente em Seul, o ato está apenas começando.

Billboard: Qual foi a sensação de ganhar o prêmio de artista do ano e música do ano no Melon Music Awards e no MAMA Awards?

Hanni: Foi realmente surreal ganhar prêmios tão grandes. Honestamente, para nós, quando se trata desse tipo de premiação, estamos muito entusiasmadas por estar lá. Ser convidada já é uma honra. Nunca esperávamos [vencer]. Estamos realmente gratas por todos que trabalharam duro em nosso conteúdo e música e por todas as pessoas que realmente gostaram, então acho que isso apenas torna tudo mais divertido.

Danielle: Concordo com Hanni. Há tantas pessoas que colocam esforço e trabalham duro no que fazemos, e estamos muito honradas que tantas pessoas estejam gostando tanto quanto nós. Compartilhar essa felicidade e energia positiva através da nossa música é uma grande honra por si só.

Você tem uma discografia pequena, mas muitas músicas grandes como “Ditto”, que ganhou a música do ano nos prêmios Melon e MAMA. Qual você esperava que se tornasse tão grande quanto eles?

Danielle: Quando nossa CEO tem uma música nova e está preparada para fazer um novo álbum, ela nos leva ao estúdio e ouvimos todas as músicas juntos. Lembro-me da primeira vez que ouvimos as músicas do nosso álbum “Get Up”, ficamos maravilhadas. Porque nós realmente pensamos: “Isso somos nós! Isso é tão NewJeans.” Quando ouvi “Ditto” pela primeira vez, senti uma conexão com a música –acho que senti que se as pessoas ouvissem isso, quero que elas sintam que estão curadas de alguma forma. Então, saber que as pessoas estão recebendo uma energia positiva é realmente incrível. Cada vez que lançamos uma nova música, nos perguntamos se as pessoas vão gostar tanto quanto nós. Ver as pessoas tocando nossas músicas coloca um grande sorriso em nossos rostos.

Tradicionalmente, os homens comandam a indústria do kpop, e a ADOR foi fundada por uma mulher. Como foi treinar com um CEO que tem essa perspectiva compartilhada?

Danielle: Não consigo imaginar como seria se não fosse pelo nosso CEO, Min Hee Jin. Estamos tão próximos dela e sentimos uma conexão muito forte com ela. Depois de uma conversa com ela, ficaríamos inspirados e aprenderíamos muito. Quando íamos para o exterior e outras coisas, ela nos levava para fazer compras e jantávamos juntos, e passávamos horas e horas rindo e conversando sobre o que aconteceu e como estávamos e contando histórias.

Hyein: Ela é muito consistente. Ela está sempre se perguntando sobre nós e se preocupando conosco. Ela é muito amigável e entra em contato conosco primeiro, o que nos ajuda a nos sentirmos muito confortáveis ​​perto dela. Ela nos dá conselhos como uma mãe faria. Ela não é apenas uma grande CEO, mas um grande ser humano em geral.

Historicamente, os fãs principais têm sido mais difíceis de serem alcançados pelas mulheres no kpop. Mas nos últimos anos isso mudou completamente e a NewJeans está na vanguarda disso. Por que você acha que foi capaz de capturar isso?

Minji: Pode ter a ver com o fato de o mercado K-pop ter se tornado muito maior. Essa é uma das razões pelas quais começamos com tanta atenção e amor do público. Nós nunca definimos um [objetivo] específico, mas sim tivemos como objetivo fazer uma performance que amamos com músicas que amamos. Acho que isso provavelmente ajudou nossos fãs a nos amar desde o início.

Haerin: Concordo com Minji. Acho que é também porque existem muitos canais que podemos usar para nos comunicarmos com nossos fãs e com o público.

Acho que a NewJeans mudou a forma como a música soa no kpop, com uma tendência de retornar à música fácil de ouvir. Você concorda?

Danielle: A música em si está sempre mudando. Mas antes de estrearmos, nossa CEO nos disse que queria fazer algo novo, algo novo e diferente. Mas com isso, ela queria que fosse, não importa quem você seja, não importa a idade ou sexo, você pode ouvir e se divertir. Então eu acho que com isso veio a música fácil de ouvir. Nós realmente não pensamos: “Oh, vamos mudar a música, isso é loucura”. (Todas riem.) Queríamos apenas experimentar algo novo e divertido.

Você conquistou muito em pouco tempo. Para onde você quer ir a partir daqui?

Haerin: Quero que nossas músicas emocionem as pessoas. Meu objetivo não é apenas ter músicas emocionantes, mas também compartilhar as emoções com as pessoas no palco e através da nossa música.

Minji: Tenho pensamentos parecidos com os de Haerin, mas quero que nossa música seja lembrada por muito tempo. Por exemplo, quero que as pessoas pensem no inverno passado quando ouvirem “Ditto”.

Danielle: Além da música e da atuação, eu só quero me tornar alguém que permanece fiel a mim mesma e é sempre de coração aberto e mente aberta e modesta e se esforça muito porque há tantas coisas que quero fazer e tantos lugares que quero ir. Quero experimentar muito e aprender muito e apenas aproveitar o tempo com as integrantes do [NewJeans].

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