Morre o músico Zé Nogueira, curador do lendário Free Jazz
Produtor de 68 anos trabalhou com artistas como Djavan e Chico Buarque
Morreu, nesta sexta-feira (26), o músico, produtor e curador musical Zé Nogueira aos 68 anos. Ele trabalhou com artistas como Chico Buarque, Djavan, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Boca Livre, entre outros.
Zé Nogueira tinha problemas cardíacos. O saxofonista formou a Banda Zil com Zé Renato em 1986. O cantor lamentou a morte do amigo nas redes sociais.
“Eu perdi um irmão e o Brasil, um dos maiores músicos de todos os tempos”, escreveu Zé Renato no Instagram. O C6 Fest, evento de música em São Paulo, também homenageou o produtor.
“Zé era um dos curadores do C6 Fest e esteve ao nosso lado desde a criação do Free Jazz, nos anos 80. […] Se hoje perdemos um amigo e parceiro de trabalho, o Brasil perde um dos grandes nomes de sua música”, afirmou o festival em comunicado.
O velório será realizado no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, no sábado (27), às 11h. O músico deixa a mulher, Beatriz, e o filho, Felipe, de 40 anos.
O Free Jazz Festival foi um evento criado em 1985 e que aconteceu anualmente até 2001. Em 2002, o festival foi cancelado pela alta do dólar.
No ano seguinte, a produção mudou o nome do evento após entrar em vigor uma lei que proibia empresas de tabaco fossem patrocinadoras de eventos culturais e esportivos. O Free Jazz virou TIM Festival –que virou o atual C6 Fest.
Entre as atrações nos anos 1990 e 2000 estavam Temptations, Belle & Sebastian, Fatboy Slim, Manu Chao, Sonic Youth, Eagle-Eye Cherry, Ben Harper, Erykah Badu, Bjork, Jamiroquai, Stevie Wonder, BB King, Etta James, James Brown, Chuck Berry, entre outros.