Você está lendo
O que a indústria pode aprender com o sucesso de ‘Guerreiras do K-pop’?

O que a indústria pode aprender com o sucesso de ‘Guerreiras do K-pop’?

Time da Billboard analisa novo fenômeno pop da Netflix

'Guerreiras do K-Pop'

Embora as últimas semanas tenham registrado grandes lançamentos de astros consagrados como Drake e Justin Bieber, o sucesso crescente de “Guerreiras do K-pop” e sua trilha sonora continua sendo, sem dúvida, a história mais explosiva do verão pop.

VEJA TAMBÉM
Baby Saja, de 'Guerreiras do K-pop', foi dublado por Danny Chung

O musical de fantasia animado da Netflix, sobre o grupo feminino fictício de K-pop HUNTR/X (que também são os super-heroínas caçadores de demônios do título do filme) e sua boy band rival, os Saja Boys, conquistou as paradas da Billboard desde seu lançamento no final de junho. Esta semana, a trilha sonora subiu para a segunda posição na Billboard 200, enquanto sete de suas faixas aparecem na Billboard Hot 100 – liderada por “Golden”, do HUNTR/X, que subiu 23 posições na parada.

O que é responsável pelo crescimento consistente da trilha sonora? E o que outros estúdios podem aprender com o sucesso do filme? A equipe da Billboard discute essas e outras questões abaixo.

1. A trilha sonora de “Guerreiras do K-pop” atinge um novo recorde, chegando ao segundo lugar na Billboard 200, com o equivalente a 75 mil unidades vendidas. Qual você acha que é o principal motivo pelo qual a trilha sonora continua crescendo a um ritmo tão acelerado?

Kyle Denis: De modo geral, acho que estávamos esperando por um verdadeiro fenômeno musical em 2025. Na metade do ano, 2024 nos trouxe muitos momentos culturais marcantes da música, desde “Cowboy Carter” e “Brat” até a ascensão de Chappell Roan, o sucesso de Sabrina Carpenter e “Not Like Us” [de Kendrick Lamar]. Este ano, o clima tem sido bem mais tranquilo, e agora temos um filme de sucesso que explora um dos gêneros contemporâneos mais comentados, trazendo estéticas de terror (que já se provaram frutíferas este ano com “Sinners”) e misturando grupos de K-pop da vida real com personagens fictícios pelos quais você não consegue deixar de torcer. Combine tudo isso com as paradas tão estagnadas, e você terá a tempestade perfeita para “Guerreiras do K-pop“.

Lyndsey Havens: Eu, pessoalmente, adoro histórias de crescimento como esta, em que o hype vem depois do lançamento e você quase consegue sentir mais e mais pessoas comprando porque o sucesso se tornou inegável. Acho que o maior motivo pelo qual essa trilha sonora continua crescendo é exatamente isso: embora tenha sido alvo de burburinho desde o início, pareceu que a reação do público demorou um pouco. E seja por curiosidade ou por um fã revivendo o filme que atraiu as pessoas, a trilha sonora está claramente lucrando e se beneficiando de reproduções repetidas – e disparando nas paradas como resultado.

Jason Lipshutz: Boca a boca. À medida que “Guerreiras do K-pop” registra mais semanas como um dos principais filmes da Netflix em todo o mundo, milhões de novos espectadores estão descobrindo o filme e sua música, seja por recomendação ou por simples curiosidade sobre este novo filme de animação no topo da lista. Simultaneamente, milhões de pessoas que se apaixonaram pelo filme e sua trilha sonora estão transmitindo-a em plataformas de música, revivendo seus momentos favoritos do filme e impulsionando várias músicas para o topo das paradas diárias de streaming. “Guerreiras do K-pop” se tornou um fenômeno da cultura pop que cresce a cada semana porque o filme é tão acessível – mesmo que você não conheça o filme e suas músicas semanas após o lançamento, você estará totalmente por dentro em 90 minutos de alegria.

K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

Imagem do filme 'Guerreiras do K-Pop'
Imagem do filme ‘Guerreiras do K-Pop’ (Netflix)

Andrew Unterberger: Estamos definitivamente chegando ao estágio do público de “espera aí, qual é a desse filme?”, em que ele está recebendo muitas visualizações e audições curiosas de pessoas que normalmente não seriam as primeiras da fila para conferir um musical animado sobre um grupo de super-heróis do K-pop. Mas também ajuda que as pessoas que se apaixonaram pelo filme após o lançamento não parecem ter conseguido se afastar dele nas semanas seguintes — elas continuam ouvindo essas músicas viciantes repetidamente, enquanto muitos novos convertidos também estão se juntando à festa.

Abby Webster: Assisti ao filme no dia do lançamento, então fiquei realmente surpresa em vê-lo crescer a cada semana. Obviamente, conquistou um fandom nos EUA, mas também começamos a vê-lo abraçado pela comunidade K-pop (mesmo que vários ídolos tenham comentado sobre o quão irrealista é a representação de suas profissões no filme, o que eu acho hilário). Isso pode dar um novo fôlego. E, em geral, acho que o fato de ser igualmente amado por pessoas que conhecem e não conhecem esse mundo é um dos motivos pelos quais ele continua a crescer cada vez mais.

2. “Golden”, do HUNTR/X, entra no top 10 da Hot 100 esta semana, subindo 23 posições. Você acha que a música faz sentido como o hit de maior sucesso da trilha sonora, ou você teria escolhido uma música diferente?

Kyle Denis: Acho que “Golden” faz sentido! Não só é parte integrante da trama, como também é uma música pop muito cativante e bem feita, com um gancho forte.

Lyndsey Havens: Fiquei um pouco surpresa que “How It’s Done” não tenha sido a favorita dos fãs imediatamente, simplesmente por sua familiaridade e da maneira como funde pop e rap tão perfeitamente, além de se divertir com os versos. E quando se trata do Oscar, eu teria pensado que “What It Sounds Like” seria um bom candidato para a categoria de melhor canção original, pela maneira como ela evolui para uma conclusão emocionante e satisfatória para a história. Mas “Golden” — que a Billboard informou que será a música indicada para o Oscar — se beneficia por ser um hino turbo-pop inegável.

Jason Lipshutz: Mesmo que “Golden” não seja sua música favorita de “Guerreiras do K-pop” — destaque para “What It Sounds Like”! — é compreensível por que ela se tornou o hit de destaque da trilha sonora, como um hino unificador para HUNTR/X com melodias arrebatadoras e inspiração de tirar o fôlego. Nas últimas semanas, “Golden” se tornou uma representação única do fenômeno “Guerreiras do K-pop“, como uma peça de composição pop altamente positiva e musicalmente inegável; foi concebida como um sucesso no mundo ficcional do filme, mas foi forte o suficiente para se tornar um também no mundo real.

Andrew Unterberger: “Golden” é a música. É tão divertido e emocionante, e soaria como um grupo de garotas subindo, subindo, abraçando o seu momento, mesmo que não fosse sobre o que o grupo literalmente cantou no refrão.

Abby Webster: Faz 100% de sentido para mim. “Golden” é a grande música do “I Want”, o que a torna a peça central da trilha sonora, mas também faz um ótimo trabalho na transição entre pop e composição narrativa. É uma música realmente emocionalmente satisfatória, quer você tenha visto o filme ou não, embora seja intensificada se você já tiver. “Golden” também é tão cativante — eu tenho realmente ouvido “We’re goin’ up, up, up” quando fecho meus olhos à noite.

Imagem do filme ‘Guerreiras do K-Pop‘ (Netflix)

3. O que você acha que é mais provável de acontecer nas próximas semanas: a trilha sonora no topo da Billboard 200 ou “Golden” no topo da Hot 100?

Kyle Denis: Acho que Alex Warren ainda tem algumas coisas a dizer — assim como Drake, aparentemente — então, prefiro a trilha sonora no topo da Billboard 200… talvez na semana seguinte à estreia de “Swag”, do Justin Bieber.

Lyndsey Havens: Embora “Golden” ainda tenha um pouco mais a subir, acho que é provável que isso aconteça em algum momento… mas talvez não nas próximas semanas. Acho que a trilha sonora terá uma forte concorrência de “Swag”, do Bieber, mas saber que “Golden”, em algum momento, receberá uma campanha e divulgação no Oscar me faz acreditar que tem chances de chegar ao primeiro lugar eventualmente.

Jason Lipshutz: Uma semana atrás, eu diria que a trilha sonora poderia subir mais uma posição e chegar ao topo da Billboard 200… mas isso foi antes de sabermos que teríamos “Swag”, de Justin Bieber, e “Travis Scott”, que provavelmente estrearão em grandes posições na parada de álbuns e permanecerão perto do topo por um tempo. Então, eu diria que “Golden” — que está apenas começando no top 40 das rádios, mas parece que pode conquistar esse público — poderia chegar ao primeiro lugar na Hot 100, considerando especialmente a velocidade com que subiu nas paradas nas últimas três semanas.

Andrew Unterberger: “Golden” pode estar prestes a atingir seu teto no streaming, então, neste momento, provavelmente se resume a se a música conseguirá encontrar um lugar nas rádios. As probabilidades são contra isso — o top 40 tem sido historicamente inóspito tanto para músicas de K-pop quanto para músicas de musicais animados, então uma música de K-pop de um musical animado já tem dois strikes. Mas a música é tão cativante e vibrante, e o fenômeno é tão abrangente que imagino que os programadores estejam pelo menos tentados a lhe dar uma chance; certamente se encaixa melhor nas rádios pop do que “We Don’t Talk About Bruno” três anos atrás. Estou estranhamente otimista quanto às suas chances de chegar ao primeiro lugar.

Abby Webster: Provavelmente na Billboard 200? Mas eles têm um grande problema para derrotar nesse sentido.

Imagem do filme ‘Guerreiras do K-Pop’ (Netflix)

4. Sem dúvida, inúmeros estúdios olharão para o sucesso de “Guerreiras do K-pop” e tentarão sua própria versão — que lições você acha que eles fariam bem em aprender com o filme e sua trilha sonora?

Kyle Denis: Acho que a maior lição aqui é aquela que a indústria do entretenimento raramente parece compreender completamente: se você vai explorar uma cultura ou gênero específico, certifique-se de que os principais atores nesses espaços estejam envolvidos no processo. Teria sido fácil — e bastante desagradável — fazer algo como “Guerreiras do K-pop” sem envolver pessoas que realmente fizeram sucessos do K-pop, então é incrível ver nomes como TWICE, Teddy Park e Jenna Andrews, entre outros, nos créditos.

Lyndsey Havens: Ouçam os superfãs! Acho que o que torna “Guerreiras do K-pop” e sua trilha sonora tão bem-sucedidos é que — talvez deixando de lado os elementos míticos — ele está tão enraizado no que os fãs sentem hoje, e a música é um reflexo direto do que está repercutindo hoje em dia em todo o mundo. Não apenas em termos de estilo, mas também de letras, com músicas que celebram o que torna uma pessoa tão autêntica. Acho que o que realmente torna esta franquia especial é que ela não parece estar vendendo nada ou promovendo qualquer agenda e, ironicamente, é geralmente quando as pessoas tendem a comprar mais.

Jason Lipshutz: Simplificando, “Guerreiras do K-pop” não teria funcionado se a trilha sonora não tivesse a legitimidade do K-pop. Como uma equipe de produtores, compositores e vocalistas experientes estava envolvida na criação da música, músicas como “Golden”, “Your Idol” e “How It’s Done” soaram como verdadeiros sucessos, tanto dentro do enredo musical do filme quanto nas playlists de streaming do mundo real. O filme em si é divertido e bem elaborado, mas a música eleva a experiência, de uma forma que lembra qualquer sucesso animado da Disney das décadas passadas. Embora “Guerreiras do K-pop” possa inspirar mais projetos musicais de TV e cinema no mundo do K-pop, se as músicas fracassarem, os projetos em si também fracassarão.

Andrew Unterberger: Se você vai fazer um musical de sucesso sobre um gênero/cultura como este, precisa absolutamente de três coisas: boas músicas, uma boa história e uma conexão legítima e adesão da comunidade que você representa. “Guerreiras do K-pop” se esforçou para conseguir todos os três, e agora está colhendo os frutos.

Abby Webster: Uma boa conclusão seria que foram necessários criadores de sucessos de verdade para que “Guerreiras do K-pop” tivesse sucessos. O estúdio reuniu uma grande equipe de compositores de K-pop de verdade para o projeto, e acho que é por isso que a trilha sonora ressoa tão bem fora do contexto do filme.

Imagem do filme ‘Guerreiras do K-Pop‘ (Netflix)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.