Polícia encerra investigação sobre show do Bob Vylan no Glastonbury 2025
Autoridades confirmaram que cânticos não atingiram limite criminal
A polícia da Inglaterra confirmou, nesta terça-feira (23), o encerramento das investigações sobre a apresentação da banda Bob Vylan no festival Glastonbury 2025.
O inquérito analisava cânticos direcionados às Forças de Defesa de Israel (IDF) realizados durante o show em junho. Segundo as autoridades, as falas não atingiram o “limite criminal” necessário para continuidade da ação.
O processo incluiu um depoimento voluntário de um integrante do grupo, na faixa dos 30 anos, realizado em novembro sob cautela. Além disso, a polícia ouviu aproximadamente 200 pessoas para verificar se algum membro do público teria sido vítima de infração criminal durante o evento.
Nesta quarta-feira (24), o vocalista Bobby Vylan utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre o caso. O músico afirmou que a investigação não era justificada e caracterizou o momento do show como uma demonstração de solidariedade ao povo palestino, e não como um ato de ódio.
O artista mencionou que a banda enfrentou críticas de políticos e de setores da mídia nos últimos seis meses devido ao posicionamento adotado no palco.
No comunicado, o cantor agradeceu o apoio recebido e defendeu o uso de sua plataforma artística para se manifestar contra ocupações militares e sistemas de opressão em diferentes regiões do mundo.








