Você está lendo
Os esnobados e as surpresas do VMA 2025

Os esnobados e as surpresas do VMA 2025

Lady Gaga foi o destaque da noite, com 4 vitórias

Kendrick Lamar

Ficou bem claro que Lady Gaga teria uma grande noite no VMAs 2025, realizado na UBS Arena, em Elmont, Nova York, no domingo (7 de setembro). Afinal, a Mother Monster vem de um dos maiores anos de sua carreira e liderava as indicações com 12 categorias, mais do que qualquer outro artista neste ano. E não deu outra: Gaga dominou a premiação, levando quatro troféus — também mais do que qualquer outro artista.

VEJA TAMBÉM
Guerreiras do K-pop (divulgação/ Netflix)

Também não surpreendeu o desempenho de LL Cool J como anfitrião. A lenda do hip-hop já é veterana nesse tipo de função: foi coapresentador do VMA em 2021 e já apresentou o Grammy cinco vezes.

Alguns prêmios já haviam sido anunciados antes do show: o Video Vanguard Award para Mariah Carey, o Latin Icon Award para Ricky Martin, e o Rock the Bells Visionary Award para Busta Rhymes.

Mas isso não significa que a cerimônia ficou sem surpresas. Os fãs tiveram uma amostra logo na manhã de domingo, quando a lista de finalistas a novo artista do ano caiu de seis para três nomes. Alex Warren e sombr confirmaram presença na disputa, como esperado, mas a terceira vaga acabou ficando com The Marías, deixando de fora Gigi Perez, Lola Young e Ella Langley. Não foi exatamente um choque, mas muitos apostavam que Young ficaria com a vaga.

+Leia mais: Quais foram os melhores shows do VMA? Veja ranking da Billboard

E é claro: não existe premiação sem esnobadas e reviravoltas — está praticamente na regra — e esta noite não foi exceção. Confira:

Esnobados

Kendrick Lamar
O clipe de “Not Like Us” parecia ser o favorito ao vídeo do ano. A faixa de diss contra Drake e seu videoclipe já tinham brilhado no Grammy em fevereiro. Mas aqui, levou apenas um Moon Person: melhor cinematografia. Nem mesmo o prêmio de melhor hip-hop, que acabou indo para “Anxiety”, de Doechii. O “efeito novidade” provavelmente pesou: “Not Like Us” saiu em 4 de julho de 2024, e pode ter soado como notícia velha até a data do VMA. (Algo parecido já havia acontecido em 1984, quando “Thriller”, de Michael Jackson, perdeu vídeo do ano no primeiro VMA.)

Bad Bunny
Quantas vezes você acha que Bunny venceu a categoria de melhor latino, apresentada todos os anos desde 2018 (e também de 2010 a 2013)? Acredite: nenhuma. O astro global foi indicado nove vezes, mas nunca venceu. (Ele ganhou artista do ano em 2022, mas parece ter dificuldade justamente na categoria que deveria dominar.)

The Weeknd
Cinco anos após vencer vídeo do ano com “Blinding Lights”, The Weeknd saiu de mãos abanando, mesmo com sete indicações. Outros artistas ignorados, apesar de várias nomeações, incluem Bad Bunny, Ed Sheeran, Jelly Roll, Miley Cyrus e Morgan Wallen (quatro cada um).

+Leia mais: VMA 2025: veja todos os ganhadores 

Categoria Dance
O VMA conta com 10 categorias por gênero musical, mas não tem uma dedicada à música eletrônica/dance desde 2019. O que está acontecendo?

Surpresas

Tate McRae

Tate McRae venceu Canção do Verão com “Just Keep Watching” (da trilha de F1 The Movie). A faixa, que chegou ao nº 33 na Billboard Hot 100 em junho, superou quatro músicas que chegaram ao topo do ranking: “Ordinary”, de Alex Warren; “Golden”, de HUNTR/X; “What I Want”, de Morgan Wallen com McRae; e “Manchild”, de Sabrina Carpenter.

Já existe precedente para uma música fora do top 30 ser eleita Canção do Verão: “How You Like That”, do BLACKPINK, vencedora em 2020, também parou no nº 33.

O domínio feminino

As mulheres realmente dominaram a noite. Dos 30 prêmios entregues neste ano (incluindo categorias sociais e prêmios especiais já anunciados), artistas solo femininas ou grupos inteiramente femininos levaram 22. Artistas homens solo e um grupo masculino (Coldplay) ganharam seis. Os outros dois foram para colaborações mistas: Gaga com Mars, e ROSÉ com Mars.

Nas 10 categorias específicas de gênero, oito foram para mulheres: Sabrina Carpenter (melhor artista pop), Ariana Grande (melhor pop), Doechii (melhor hip-hop), Mariah Carey (melhor R&B), Shakira (melhor latino), LISA com Doja Cat & RAYE (melhor K-pop), Tyla (melhor afrobeats) e Megan Moroney (melhor country). Apenas duas categorias foram para artistas masculinos: sombr (melhor alternativa) e Coldplay (melhor rock).

*Essa matéria é uma tradução da Billboard. Leia a original aqui. 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.