Você está lendo
The Town 2025: um tour para desvendar segredos de uma cidade musical

The Town 2025: um tour para desvendar segredos de uma cidade musical

Palco The One ganhou nova localização (Divulgação)

“O que acontece nos bastidores fica nos bastidores” — ou pelo menos é o que costumamos pensar. A convite do Airbnb, a Billboard Brasil e Foquinha tiveram acesso ao backstage de The Town 2025, mergulhando na engrenagem que faz o festival funcionar muito além dos holofotes. Uma Experiência imersiva que revela o espetáculo por trás do espetáculo.

VEJA TAMBÉM
CeeLo Green se apresenta no The Town (Lucas Ramos / Brazil News)

Foquinha e Billboard Brasil nos bastidores do The Town (Billboardbr)
Foquinha e Billboard Brasil nos bastidores do The Town (Billboardbr)

Dois dias antes do primeiro acorde soar no Autódromo de Interlagos, vivemos uma das Experiências mais legais disponíveis no Airbnb em setembro: dar um rolê por um dos maiores festivais do mundo e, de quebra, descobrir que um headliner, por exemplo, quis todo o seu camarim em branco. Ou ainda que pediu uma mesa de ping-pong para que seu pai – fã confesso de Iron Maiden –, pudesse aliviar a ansiedade antes de ver o ídolo Bruce Dickinson.

De um carrinho de golfe em uma tarde ensolarada de quinta-feira, atravessamos corredores e áreas técnicas que só artistas e equipe acessam. Foi nesse momento que deu para sentir o festival de um jeito completamente novo: são mais de 23 mil pessoas envolvidas para fazer a engrenagem girar, gestando mais de 200 horas de música em 460 mil m² de área (100 mil m² a mais que a última edição).

Detalhe para o Capital Inicial passando o som logo ali. Spoiler do Palco Skyline dia 7: vai ter “Olhos Vermelhos”, lado B do disco “Rosas e Vinhos Tintos”, de 2002, e “Primeiros Erros”, hit do “Acústico MTV”, disco que fez muita gente redescobrir a banda do DF.

O anfitrião do tour foi Dante Grassi, Diretor de Parcerias na Rock World e também excelente mestre de cerimônias. À Billboard Brasil, ele avaliou a conexão entre The Town 2025 e o Airbnb: “Mostrar como São Paulo é uma capital cultural do mundo é um dos motivos da existência do festival. A cidade não é só negócio. Não tem parceiro melhor para juntar estadia e experiência… São camadas que funcionam muito”.

A Experiência (vagas limitadas e disponíveis aqui) é um brilho na mente de quem ama música: saem de cena os pop e rockstars, entram braços e mentes que fazem desde a montagem de estrutura à inteligência de conteúdo em tempo real. Você sabia que o festival monitora a audiência por meio de sensores de calor? Assim, eles sabem dizer que área está mais “aquecida” e precisa de mais serviços, e podem ajustar tudo para evitar filas, por exemplo.

“O que mais me impressiona é o quanto a galera trabalha. É um nível de exaustão e felicidade viciante. Andar por aqui e ver todo mundo vivendo e criando, vale muito a pena. É uma história que tem começo, meio e fim. E viver isso, com tanta grandeza, é uma experiência incrível”, ressalta Grassi – no exato momento em que o rapper WIU soltava “Pitbull” e “Coração de Gelo”.


A viagem antecipada também faz com que detalhes menos óbvios sejam percebidos. O Palco Quebrada, uma das novidades do The Town 2025, estava lá com tijolos, vizinhos fofoqueiros, gatos e cachorros caramelos. Mas, ainda, era possível vê-lo incompleto, pois durante todo o festival ele será preenchido gradativamente por artistas plásticos e grafiteiros. Ou seja, será um palco diferente a cada dia.

Outra novidade é a localização dos palcos: ao realizar esse tour de preview durante o Dia Teste do The Town 2025,  deu para entender como o festival remodelou o mapa. O The One tem uma nova localização que, agora, ganha uma arquibancada natural do autódromo. Ué, mas acabou, então, a música eletrônica? Não. 

O Palco Quebrada (Billboardbr)
O Palco Quebrada (Billboardbr)

“A gente sempre tem de melhorar, né? Com essas mudanças, o festival ganha um after para a galera e, ao mesmo tempo, melhoramos o fluxo de saída das pessoas”, analisa Grassi. 

O after será a The Tower Experience, literalmente uma torre ao lado do Palco Skyline — o principal e mais robusto do autódromo. Após os shows principais no gigantão, será possível ouvir DJs como ANNA, Dubdogz e a sensação Victor Lou.

Com o cair da noite, a frase “O que acontece nos bastidores fica nos bastidores” parece relembrar que, depois das coxias, ainda há muito mais coisas nessa cidade inteira colocada de pé em Interlagos — e é verdade: o The Town 2025 acontece na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro de 2025. 

Depois de saber curiosidades sobre os artistas, quem viveu a Experiência no Airbnb poderá ver, de vez, como tudo aquilo se resolve em cima do palco.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.