‘A busca pela identidade’: idntt fala sobre estreia, desafios e inspirações
Eles lançaram o mini-álbum '<unevermet>' com sete faixas

A MODHAUS, startup de entretenimento coreano por trás dos grupos de K-pop tripleS e ARTMS, lançou o novo grupo da agência: idntt.
Com 24 integrantes, o grupo de K-pop é dividido em três subunidades – unevermet, yesweare e itsnotove.
A unevermet foi a primeira a estrear. Eles lançaram o mini-álbum “<unevermet>”, com sete faixas.
Para entender melhor o universo do idntt, a Billboard Brasil conversou com Kim DoHun, Kim HeeJu, Choi TaeIn, Lee JaeYoung, Kim JuHo, Nam JiWoon e Lee HwanHee sobre a carreira e os sonhos do grupo.
K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
Leia a entrevista com idntt
Billboard Brasil: O grupo é dividido em três subunidades distintas. O que torna cada uma delas única?
Choi TaeIn: Acho que a estrutura na qual os membros de cada unidade são intercambiáveis é muito única. A mudança de integrantes nos dá mais oportunidades de mostrar as diferentes cores. Como idntt, também estamos curiosos para saber que lados de nós mesmos poderemos mostrar, como o futuro do grupo se desenvolverá e em que direção cresceremos. Acho que nossa singularidade vem do fato de que todos nós estamos testemunhando o crescimento do idntt juntos.
O que os fãs podem esperar de “unevermet” em termos de som, visual e estilo de performance?
Kim JuHo: Vocês podem definitivamente esperar som, visual e performances incríveis, mas espero que possam aguardar ansiosamente como nossa sinergia cresce a partir da união de nossas personalidades distintas. As preferências, os pontos fortes e os interesses de cada membro são diferentes e únicos. Sete pessoas se juntaram e agora inspiram umas às outras. Esperamos que os fãs continuem nos admirando… Nossa forte química, nosso crescimento contínuo e o potencial que torna o futuro ainda mais emocionante.
O primeiro álbum do grupo é descrito como a experiência que encapsula a emoção das “primeiras vezes”. Qual é a “primeira vez” mais importante nas suas vidas até agora?
Kim DoHun: Minha primeira vez mais importante seria minha intenção original. Tentarei não esquecer o coração palpitante e a esperança que eu tinha dentro dele enquanto dava meus primeiros passos [na música].
Kim HeeJu: Acho que a primeira impressão é importante. Daqui para frente, quero deixar uma boa impressão nas pessoas que encontro pela primeira vez e mostrar meus encantos.
Choi TaeIn: Acho que a primeira vez mais importante para mim é este exato momento, já que é a primeira vez que eu e os outros membros podemos conhecer aqueles que nos apoiam.
Lee JaeYoung: Se eu nunca tivesse pensado que quero dançar, não seria membro do idntt. Então, a primeira vez que dancei seria a primeira vez mais importante para mim.
Kim JuHo: O momento em que tento algo pela primeira vez. A primeira vez que tentamos algo e não desistimos por medo. Quando continuamos correndo mesmo sabendo que vamos cair, quando encaramos a situação sem arrependimentos, quando aproveitamos ao máximo. Acho que essas são as primeiras vezes que são as mais importantes. Também acho que esses são os momentos que me fizeram ser eu. É uma pena nunca tentar as coisas que você sempre quis. Acredito que dar o primeiro passo para fazer as coisas que você quer, para não se arrepender, é o mais importante.
Nam JiWoon: Acho que a primeira vez mais importante foi quando eu, que era um ninguém na época, tive a oportunidade de participar de um programa de sobrevivência. Aceitar esse desafio me fez ser quem eu sou agora, e eu consegui mudar minha vida por causa disso.
Lee HwanHee: Acho que o começo de cada pessoa é precioso e valioso, porque os primeiros passos são sempre importantes. É por isso que acho que a minha primeira vez mais importante é tudo o que fiz pela primeira vez até chegar a este ponto.
O conceito central do idntt é a busca pela identidade. Como cada um de vocês se relaciona com essa jornada?
Kim DoHun: Enquanto buscava minha identidade, encontrei lados dentro de mim que havia negligenciado e partes que estão incompletas. O próprio nome, idntt, enfatiza a importância de ter uma identidade bem definida, e também acredito que o processo de encontrar a minha é extremamente importante. Seguindo em frente, quero ter plenamente minha identidade, desafiando a mim mesmo e não deixando o medo vencer.
Kim HeeJu: Sinto que me conheço melhor sempre que vejo minhas deficiências durante a prática ou as atividades. Acredito que encontrar minha identidade é um processo em que meu eu bruto está junto com o idntt.
Choi TaeIn: Para mim, essa jornada parece o começo de algo novo. Estabelecer nossa identidade enquanto participamos de atividades em grupo com os membros é um processo tão divertido do qual estou muito feliz por fazer parte, e sinto que isso continuará me fazendo feliz no futuro. De agora em diante, espero que meus fãs participem da busca pela minha identidade, me ajudando a encontrar meus encantos ocultos, as coisas que gosto e o que gostaria de experimentar.
Lee JaeYoung: Ser membro do idntt é a busca pela minha própria identidade. Como estou em processo de construção da minha própria identidade, a jornada do idntt é tão importante para mim. Como participaremos de mais atividades, gostaria de encontrar minha própria cor. Eu diria que a jornada de 24 garotos encontrando sua identidade é o que define o idntt.
Vocês descobriram algo novo sobre si desde que entraram para o grupo?
Lee JaeYoung: Eu estava pesquisando como melhorar as expressões faciais porque queria parecer mais descolado e fazer com que meus fãs gostassem mais das minhas apresentações, e em algum momento percebi que meu rosto ficou muito mais expressivo. Acho que minha família e amigos não conhecem esse meu lado!
Kim JuHo: Eu costumava me interessar em olhar para dentro de mim mesmo, em vez de observar outras pessoas, mas depois de entrar para o idntt, acho muito interessante aprender sobre os membros. Criar essa harmonia com eles fortalece meu afeto e orgulho pela equipe. Eu adoraria compartilhar mais sobre nossos laços no futuro.
Nam JiWoon: Tendo sido cercado por muitos amigos durante toda a minha vida, recebi ótimos conselhos e ajuda quando precisei. Agora, como o membro mais velho do idntt, sinto que é a minha vez de oferecer o mesmo apoio que recebi antes. Talvez eu possa me tornar um irmão mais velho em quem alguém possa confiar.
Lee HwanHee: Nunca percebi que eu era uma pessoa tão sorridente! Os membros, assim como os funcionários da empresa, continuam elogiando meu sorriso, o que me faz sorrir com ainda mais frequência e brilho!
Que tipo de conexão você espera construir com seus fãs ao longo dessa jornada?
Kim DoHun: Quero ter um relacionamento familiar com meus fãs. A família está sempre lá para apoiar uns aos outros, não importa o que aconteça, e eu desejo ter esse tipo de relacionamento com meus fãs. Quero passar minha juventude sorrindo junto com eles.
Nam JiWoon: Espero que eu e meus fãs possamos ter um relacionamento em que possamos confiar uns nos outros como amigos próximos. Eu adoraria que ficássemos próximos e pudéssemos compartilhar muitas histórias.
Como tem sido sua rotina de treinamento e preparação para a estreia? Qual foi o maior desafio até agora?
Lee HwanHee: Estávamos em uma situação em que precisávamos dominar nossos vocais e performance em pouco tempo, então me esforcei ao máximo para manter o foco nas aulas. No entanto, é difícil alcançar ótimos resultados e corrigir os erros apenas frequentando as aulas, então pratiquei bastante sozinho. Não foi fácil administrar minha condição física e resistência no início, mas, à medida que continuei praticando, senti que estava melhorando.
Nam JiWoon: Eu costumava achar que dançar era difícil, mas aprendi a gostar com as aulas. Enquanto praticava dança ou vocais, eu me concentrava principalmente nas partes em que sentia que estava falhando. Como nossa música não está dentro dos gêneros que costumo ouvir, tive algumas dificuldades para me adaptar ao nosso conceito de hip-hop, especialmente quando me deram as partes de rap, mas consegui superá-las com aulas e práticas.
Lee HwanHee: Eu me esforcei muito, já que meu período de treinamento não foi muito longo. Foi bem difícil no começo, pois eu não sabia bem o que fazer, mas com o tempo descobri como treinar para ter a melhor aparência possível no palco, e me esforcei bastante, estudando como apresentar um lado ainda melhor de mim para os meus fãs.
Você pode me dizer quais são as suas principais referências artísticas?
Kim DoHun: Seria o Taemin. Ele é um artista excepcional em todos os sentidos, desde a dança, o canto e a forma como se expressa… Quero ser como ele. Muitos ídolos escolhem o Taemin como modelo, certo? Eu também quero me tornar uma pessoa que possa ser um exemplo para alguém.
Kim HeeJu: Escolherei o Baekhyun como meu modelo. Sua perfeição no palco, contrastada com o charme inesperado fora dele, são os que mais se aproximam da imagem de um artista que aspiro a ser.
Choi TaeIn: Para mim, seria o Jung Kook. Ele é um veterano lendário na indústria, que acompanho desde pequeno e, de certa forma, cresci com ele. Suas performances são de cair o queixo, desde o tom de voz, o rap e a dança, ele é um artista de primeira classe em todos os sentidos. Ele está sempre no auge, e é por isso que ele é meu modelo.
Lee JaeYoung: Meu sonho de me tornar um ídolo começou depois de assistir à fancam do Yeonjun, do TXT. Durante meus dias de trainee, eu praticava muito assistindo a ele, por isso meu modelo artístico é o Yeonjun.
Kim JuHo: O meu seria o Bryson Tiller. Admiro o estilo e a musicalidade únicos do Bryson Tiller, e é por isso que o vejo como meu modelo.
Nam JiWoon: Meu modelo é o D.O. do EXO. Fiquei encantado com a forma como ele centraliza os vocais do grupo com seu timbre, e aspiro a me tornar um vocalista que também possa ser esse tipo de pilar.
Lee HwanHee: Ainda não tenho um modelo artístico, mas estou sempre aprendendo observando outros artistas. Espero um dia me tornar alguém que possa influenciar positivamente os outros.
K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!