Conheça a inspiração da caveira dos Misfits
Crimson Ghost é um vilão de série de filmes dos anos 1940
O mascote de caveira dos Misfits tem uma história que remonta a muitos anos antes da origem da banda punk. “The Crimson Ghost”, uma série de filmes de 12 capítulos, estreou em 1946.
O filme acompanha um gênio maligno que busca adquirir um dispositivo que pode causar um curto-circuito em toda a corrente elétrica existente. O Crimson Ghost desfila pela tela usando uma máscara de esqueleto e luvas.
Se tudo isso parece familiar, é porque é mencionado em uma música homônima dos Misfits de 1997.
Quando os Misfits lançaram a faixa “Crimson Ghost”, a banda já usava seu logotipo derivado do filme há quase 20 anos.
O uso da caveira já gerou diversos processos judiciais, incluindo alguns entre os próprios membros da banda.
Em 2014, Glenn Danzig processou o baixista Jerry Only por múltiplas violações, alegando uso indevido das marcas registradas e logotipos do Misfits quando o Only formou uma nova versão da banda sem Danzig.
A queixa incluía referências ao uso da caveira pelo Only, derivada do filme de 1946. Eles chegaram a um acordo, e Danzig voltou a se apresentar com o Only como The Original Misfits em 2016.
Mas isso não impediu novos processos alegando uso indevido do logotipo.
Em 2020, os Misfits entraram com uma ação judicial contra a Abrams Books, editora do livro de história visual de 2019, “Scream With Me: The Enduring Legacy of the Misfits”.
O processo alega que Abrams usou o crânio no livro sem a permissão da Misfits AD, a empresa fundada por Danzig e Only, após a reunião em 2016. De acordo com uma reportagem da “Bloomberg Law”, a banda desistiu da ação cinco meses após o início da mesma.








