Banda retira músicas do Spotify após CEO anunciar investimento em IA militar
Xiu Xiu acusa plataforma de financiar tecnologia bélica
O grupo Xiu Xiu anunciou que está removendo suas músicas do Spotify após o CEO da empresa, Daniel Ek, se envolver em um investimento bilionário em tecnologia militar com uso de inteligência artificial.
A decisão foi comunicada nas redes sociais da banda na noite desta quarta-feira (24). No post, os artistas chamaram a plataforma de “buraco de armagedom violento” e afirmaram que o Spotify “usa dinheiro da música para investir em drones de guerra”.
O protesto ocorre após a imprensa internacional noticiar que a Prima Materia, empresa de investimentos cofundada por Ek, liderou um aporte de €600 milhões na startup alemã Helsing, especializada em sistemas de IA para fins militares.
Xiu Xiu informou que o processo de retirada do catálogo está em andamento, mas tem enfrentado complicações técnicas. A banda pediu paciência aos fãs e reforçou o apelo para que os usuários cancelem suas assinaturas com a plataforma.
Segundo o site “Consequence”, o grupo conta com o apoio das gravadoras Polyvinyl, Kill Rock Stars e Graveface na decisão de sair do serviço de streaming.








