Você está lendo
Brasil está entre 10 países que mais exporta música em 2025

Brasil está entre 10 países que mais exporta música em 2025

Relatório da Luminate aponta dados sobre o consumo nacional de música

Alok (Filipe Miranda/ Divulgação)

O Brasil passou a integrar, pela primeira vez, a lista dos 10 países com maior poder de exportação musical no mundo, de acordo com o mais recente relatório da Luminate, divulgado nesta quarta-feira (16). O estudo analisou o mercado da música no primeiro semestre de 2025. O país aparece na 9ª posição da lista, ultrapassando a Suécia.

VEJA TAMBÉM
Yunho, do ATEEZ

O ranking leva em consideração uma combinação de fatores como: número de artistas de destaque com base em streamings globais, países que consomem música originada do país exportador, e o alcance médio dos artistas locais. Os principais destinos da música brasileira são Portugal, Bolívia e Argentina, sendo Alok o principal artista brasileiro de exportação.

O Top 5 dos países que mais exportam música é liderado por Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Coreia do Sul e Alemanha.

Consumo dentro do país

Além do destaque na exportação, o Brasil também lidera no consumo de música local dentro da América Latina.

De acordo com o estudo da Luminate, 74,7% dos streams on-demand (áudio + vídeo) no país são de artistas brasileiros, o que o torna o país mais “local” da região nesse critério.

Para efeito de comparação, a Índia aparece como o país mais local da Ásia, com 78% dos streams voltados a artistas nacionais, enquanto a Turquia lidera na Europa, com 68%.

Na América Latina, Bolívia se mostra a mais aberta à música da própria região (64,5% dos streams vêm de países vizinhos), e o Peru é o mais receptivo à música de fora da América Latina (35,8% de sua escuta é de artistas internacionais).

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.