Você está lendo
Documentário sobre a banda Nação Zumbi ganha estreia no Canal Brasil

Documentário sobre a banda Nação Zumbi ganha estreia no Canal Brasil

Série com quatro episódios estreia no dia 18 de julho

Jorge Du Peixe, vocalista da banda pernambucana Nação Zumbi.

No dia 18 de julho, às 19h30, estreia no Canal Brasil o primeiro episódio da série documental “Nação Zumbi – No Movimento Das Marés”, de Aquiles Lopes e Leo Crivellare. Os quatro episódios de 25 minutos contam a trajetória da banda pernambucana Nação Zumbi, desde os primórdios do Manguebeat, com Chico Science à frente, até agora, além do próprio cenário musical contemporâneo do país nos anos 1990.

VEJA TAMBÉM
Camisa do Oasis com o Bohemian FC

Hoje, a NZ é formada por Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo), Toca Ogan (percussão), Marcos Matias e Da Lua (tambores), Tom Rocha (bateria) e Neilton Carvalho (guitarra). A série conta com depoimentos de integrantes e ex-integrantes, que relatam essa história em primeira pessoa.

Músicos, produtores, artistas de rua, fãs de diferentes gerações e jornalistas consagrados, como Lorena Calábria, Arthur Dapieve, Frejat, Marcelo D2, Alice Pellegatti, Charles Gavin e Edgard Scandurra falam sobre a Nação e como ela permaneceu cheia de frescor e vitalidade inventiva. A produção percorre cenários em Recife, Olinda, Rio de Janeiro e São Paulo.

O primeiro episódio, “Hoje, Amanhã e Depois”, mostra a turnê pela Europa em 2017 e a gravação no estúdio Abbey Road, em Londres, famoso por produzir discos de bandas como The Beatles, Pink Floyd, Radiohead e Oasis; relata o surgimento da banda junto ao Manifesto Manguebeat, em Recife; o primeiro contrato com uma gravadora; e a explosão do sucesso a partir de shows, festivais e entrevistas em programas de televisão.

Os integrantes também relembram a perda de Chico Science em um acidente no ano de 1997.

O segundo episódio, “Um Sonho”, conta sobre o retorno da banda após Chico; os álbuns seguintes como o “Nação Zumbi” (2002), “Futura” (2005), “Fome de Tudo” (2007), “NZ” (2014) e “Radiola NZ” (2017); e aborda como a individualidade de cada integrante como instrumentista foi mais explorada.

O terceiro episódio, “Foi de Amor”, explica o trabalho de composição da Nação Zumbi e a influência de Pernambuco nas músicas da NZ, o que gerou uma diversidade de ritmos e parcerias ao longo desses 30 anos.

No quarto e último episódio os integrantes relembram como a música surgiu na vida de cada um e quando começaram a aprendê-la de forma profissional. Entrevistas com músicos e pesquisadores também refletem sobre o estilo da banda Nação Zumbi em meio à geração dos anos 1990.

Cada episódio de “Nação Zumbi – No Movimento Das Marés” será exibido semanalmente, todas às sextas, às 19h30.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.