Você está lendo
Em busca da majestade perdida, Oasis retorna hoje aos palcos

Em busca da majestade perdida, Oasis retorna hoje aos palcos

Noel e Liam Gallagher celebram a paz entre eles por treze países diferentes

Oasis

Os irmãos Noel e Liam Gallagher, mais conhecidos como Oasis, iniciam hoje, no Principality Stadium (País de Gales), sua turnê de retorno aos palcos como banda. A “Oasis 25 Tour” é composta por 43 apresentações em 13 países diferentes –seu encerramento, aliás, será em São Paulo, no dia 23 de novembro.

VEJA TAMBÉM
Oasis em Cardiff na abertura da turnê 'Live 25'

Mais do que a –suposta– reconciliação de dois seres de comportamento belicoso, a excursão do Oasis é uma espécie de busca pela majestade perdida. O quinteto inglês esteve a ponto de se tornar uma das principais bandas de rock de todos os tempos, mas preferiu (no caso, os irmãos) preferiu perder tempo com picuinhas, shows erráticos e consumo excessivo de drogas.

+Leia mais: Noel Gallagher se emociona ao falar sobre volta do Oasis

Natural de Manchester, o Oasis foi uma das pontas-de-lança do britpop, uma reunião de bandas extremamente criativas, que tomaram de assalto a cena do Reino Unido no início dos anos 1990 –entre elas o Suede, o Blur, o Elastica, o Pulp e muito mais. Noel era e é um compositor talentoso e Liam o vocalista ideal para expressar as ideias do irmão em disco. A estréia se deu com “Definitely Maybe”, de 1994, que apresentou alguns dos principais hinos do grupo. “Supersonic”, “Live Forever” e “Rock’n’Roll Star” fazem parte do álbum. O estouro se deu com “(What’s the Story) Morning Glory”, que a crítica esnobou, mas cujas canções “Wonderwall” e “Don’t Look Back in Anger” explodiram nas paradas. A consagração aconteceu em 1996, na performance deles no festival de Glastonbury, onde tocaram para uma platéia estimada em 250 000 pessoas.

+Leia mais: Oasis mostra montagem do palco para nova turnê; veja o vídeo

A fama trouxe tranquilidade financeira, no entanto aumentou as tensões do grupo. O Oasis esteve a ponto de conquistar o mercado americano, no entanto esbarrou na falta de profissionalismo de Liam e Noel (num especial acústico para a MTV, por exemplo, Liam alegou estar com dor de garganta e ficou de camarote assistindo ao irmão se virar com a interpretação dos sucessos do grupo). “Be Here Now”, de 1997, seria o trabalho que colocaria o Oasis no topo da popularidade. Saudado à época de seu lançamento, ele sofreu um efeito chamado “backlash”: meses depois de chegar às lojas, os mesmos críticos que saudaram o disco reavaliaram seus comentários e “Be Here Now” passou a ser campeão de devoluções nas lojas. O próprio Noel admitiu que o excesso de aditivos químicos consumidos no estúdio prejudicou o poder de auto-avaliação do grupo.

+Leia mais: Oasis anuncia edição de 30 anos de ‘Morning Glory?’ com faixas acústicas

Embora os discos seguintes mantivessem a qualidade, eles nunca chegaram a repetir o êxito dos três primeiros lançamentos do Oasis. O quinteto perdeu alguns de seus principais integrantes e suas performances foram perdendo o brilho. No dia 29 de agosto de 2009, depois de mais uma encrenca de Noel e Liam no palco, o Oasis chegou ao fim. O retorno dos briguentos poderá dar ao grupo o reconhecimento merecido.

Oasis poderiam dominar o mundo, mas preferiram brigar

+Leia mais: Fã toca Oasis em show do Green Day e Liam Gallagher brinca: ‘Melhor da noite’

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.