Tomorrowland Brasil 2023: o guia definitivo de shows imperdíveis do festival
Da lenda DJ Marky à Kenya20HZ, saiba como e onde assisti-los
Os três dias de Tomorrowland Brasil vão além da compreensão dos reles mortais. Durante os dias 12, 13 e 14 de outubro, fãs de todas as partes do Brasil e da América Latina se reúnem para uma celebração heterogênea da música eletrônica no Parque Maeda, em Itu.
Com um line-up extenso e diverso para os três dias de festival, o festival pode ser uma experiência de êxtase na descoberta de novas sensações e também no encontro ou reencontro com o set do ídolo. Mais do que isso, o festival guarda alguns segredos para além dos headliners Steve Aoki, Tiësto, Martin Garrix, Steve Angello, Dimitri Vegas & Like Mike e Nervo.
DJ Marky
12 de outubro, Palco Tulip, 19h. Dez entre dez DJs brasileiros apontarão DJ Marky como o principal responsável pela indução à música eletrônica. Dono de uma biblioteca e técnica musical invejável, Marky foi pioneiro na música eletrônica e um dos principais nomes do jungle e do drum and bass no mundo. O brasileiro conseguiu alcançar posição de destaque em diferentes cenas e mercados, carregando consigo uma bagagem admirável de referências que vão desde o hip hop, passam pelo techno e aterrizam suavemente no samba – e no que a música genuinamente brasileira oferece de melhor. Uma lenda e um show imperdível que, com certeza, contará com metade do line-up na plateia.
Skepta
13 de outubro, Palco CORE. Um dos rappers mais icônicos da Inglaterra nos últimos anos, Skepta é um dos nomes mais surpreendentes dessa edição. O londrino, uma lenda do grime, subirá ao palco para se apresentar como DJ, relembrando os tempos do coletivo grime Meridian Crew, de Tottenham, de onde irradiava sets em rádios piratas da região.
KENYA20Hz
Para ela, tocar no Tomorrowland é um sonho realizado. Jornalista, seletora, produtora, investigadora cultural, apresentadora e sonoplasta em formação, Kenya é um fenômeno. Você já a viu tocando em alguma Selvagem, Carlos Capslock ou GopTun. Agora, ela promete um set pesade totalmente conectado com o estilo sonoro que a artista vem pesquisando e produzindo.
Sofia Kourtesis
14 de outubro, Palco CORE, 20h. A perunana Sofia Kourtesis faz questão de dizer que é “clubber” e “dark” em suas entrevistas. Meio Lima, meio Berlim. Sofia não só produz, mas também canta. Em 2021, gerou uma espécie de encanto imediato com o EP “Fresia Magdalena” na qual deixou cristalina a vontade de manter a música eletrônica politizada enquanto se faz algo completamente original e distinto do praticado. Não à toa, Sofia conquistou a crítica internacional ganhando destaque em diversos veículos especializados, como DJ Mag, Mixmag, Pitchfork e The New York Times.
Renato Ratier e Anderson Noise
12 de outubro, Palco Essence, 18h. Amigos desde antes da existência da famosa D-EDGE, a dupla Renato Ratier e Anderson Noise acompanhou a transformação e evolução da cena underground brasileira e, também, fizeram-na chegar até o presente momento. A presença de ambos no line-up é uma oportunidade para o fã recente de música eletrônica entender quem são os pedreiros e heróis dos BPMs quando tudo era mato.
ANNA
12 de outubro, Palco Essence, 0h; 13 de outubro, Palco Mainstage, 20h40; 14 de outubro, Palco CORE, 0h. A brasileira ANNA começou tocando aos 14 anos insatisfeita com um DJ residente que repetia a mesma ordem de música, noite após noite. Versátil, a DJ e produtora começou nas pancadas de 145 BPM e, com 24 anos de carreira, já transitou por diversas vertentes e experimentações. Ela toca em inacreditáveis três dias seguidos para os quais prepara farto material inedito e, ainda, um B2B com (apenas) Vintage Culture.
Vintage Culture
13 de outubro, Palco Mainstage, 21h45; 14 de outubro, Palco CORE, 0h. Um dos maiores nomes do tech-house se chama Lukas, é brasileiro e, além de tudo, conta com uma legião apaixonada de fãs. Ver as pancadas de Vintage Culture ao vivo é também presenciar uma catarse na plateia acostumada com o humor e com a paixão do produtor desde as primeiras Só Track Boa. No dia 13, ele se apresenta solo, como headliner. Já no dia 14, em B2b com ANNA.
O Tomorrowland Brasil 2023
O maior festival de música eletrônica do mundo está de volta ao Brasil.
No meio de um parque ecológico em Itu, a 100 km de São Paulo, estão sendo montados seis palcos, dezenas de tendas, lojas, restaurantes e uma estrutura gigantesca. Mais de 180 mil pessoas vão passar por lá; 17 mil vão “morar” na Vila dos Sonhos. O festival está marcado para os dias 12, 13 e 14 de outubro.
Os shows acontecem no Parque Maeda e serão divididos em cinco palcos: Mainstage, Tulip, Youphoria, CORE e Essence by Beck’s. O tema da festa é “The Reflection of Love – Chapter II” e os ingressos já estão esgotados.