Por que ‘Like This’ é a única de Matuê fora das mais ouvidas do Brasil
Faixa nunca entrou no Billboard Brasil Hot 100 desde a estreia de '333'
O segundo álbum de Matuê, o fenômeno “333”, segue firme como um dos álbuns mais ouvidos do país. Das 12 faixas, 11 continuam entre as 100 mais bombadas do Billboard Brasil Hot 100. No entanto, que faixa é essa que, desde a estreia do álbum, não consegue alcançar os charts?
Divido, não oficialmente, em dois lados, “333” conta a saga de um Matuê que, triste e desolado, enfrenta uma saga para aliar corpo, mente e espírito em busca de uma nova vida. Se as primeiras canções fazem a lição de casa do trap e funcionam como uma extensão de “Máquina do Tempo”, a segunda aponta para novas direções e mostra um artista com mais direções que o fã do gênero poderia supor. Explorando lições do indie rock, do neo-soul e até da música eletrônica experimental, “333” tem pitadas mais ousadas em sua segunda parte e “Like This!” é uma dessas peças.
Mas se a distância da faixa para com o trap ajuda a deixá-la de lado na hora da audição, outra coisa é grande contribuinte: a faixa é justamente a última do registro. Naturalmente, faixas mais distantes do começo de um álbum tendem a ser menos ouvidas já que, em tempos de dispersão, disputam atenção com outras atividades do ouvinte.
Na canção, o eu-lírico de Matuê reclama uma necessidade de uma vida melhor do que a atual. Em inglês, ele reclama que está “preso em sua própria jaula” mas que, perdido, conseguiu encontrar-se.