fbpx
Você está lendo
Lauryn Hill é processada por colega de banda por fraude e violação de contrato

Lauryn Hill é processada por colega de banda por fraude e violação de contrato

Pras Michel colocou a cantora na Justiça nos Estados Unidos

Avatar de Billboard Brasil
Lauryn Hill se apresentou no Brasil no Chic Show

A cantora Lauryn Hill está sendo processada pelo colega de banda, Pras Michel. Em uma queixa apresentada na terça-feira (1), os advogados do músico alegam que a cantora explorou suas contas legais para fazê-lo assinar um plano para a turnê de 2023 com falsas promessas –um acordo que eles dizem que enriqueceu Hill às custas de seu colega de banda.

“A manobra de Hill para parecer a suposta salvadora de Michel foi, na verdade, uma tentativa desonesta de ganhar muito dinheiro, gerando milhões de dólares com uma turnê dos Fugees”, escrevem seus advogados.

Veja também
Lauryn Hill se apresentou no Brasil no Chic Show

“No processo, não importava para ela se ela tirasse vantagem total da vulnerabilidade de Michel –sua amiga e parceira criativa de mais de 30 anos. Na verdade, ela contava com a exploração dessa vulnerabilidade para executar seu esquema”, alegaram.

O processo também lança luz sobre a turnê cancelada de 2024, marcada para começar em agosto, mas silenciosamente cancelada poucos dias antes de começar, sem nenhuma razão imediata dada.

Em seus documentos judiciais, Michel coloca a culpa diretamente em Lauryn.

“Por causa da má gestão grosseira de Hill e [sua empresa], que demorou muito para fechar o acordo com a Live Nation, as vendas de ingressos para a turnê dos EUA em 2024 foram péssimas”, dizem seus advogados.

“Houve pouco ou nenhum marketing para a turnê, e não houve tempo suficiente entre o anúncio e a data do primeiro show para fazer vendas antecipadas suficientes para justificar a turnê.”

Composto por Hill, Michel e Wyclef Jean, os Fugees ganharam fama na década de 1990 com sucessos como “Killing Me Softly”, “Ready or Not” e “Fu-Gee-La”.

Após se separarem em 1998, os três tiveram carreiras solo de sucesso e permaneceram separados até os últimos anos, quando tentaram várias turnês de reunião.

Em 2019, Michel foi acusado criminalmente por canalizar dinheiro de um financiador da Malásia para a campanha de Barack Obama em 2012 e, mais tarde, tentar influenciar um caso de extradição em nome da China.

Em abril de 2023, ele foi condenado por 10 acusações, incluindo conspiração, adulteração de testemunhas e não se registrar como agente estrangeiro.

No processo contra a cantora, a defesa de Michel disse que Lauryn se aproveitou de um “homem desesperado” que precisava pagar advogados criminais caros, usando um adiantamento de dinheiro para fazê-lo assinar um acordo com “termos onerosos” que ele teria “facilmente rejeitado nos anos anteriores à sua condenação criminal”.

O acordo da turnê foi “baseado em uma mentira” sobre quanto Lauryn estava sendo paga, dizem os advogados de Michel. O processo também alega que a cantora secretamente tirou 40% “do topo” da receita da turnê antes de contabilizar a divisão de um terço que era devida a cada um dos três membros.

Quanto à turnê de 2024, Michel alega que Lauryn enganou a Live Nation dizendo que ele estava “a bordo” do plano para outra série de shows quando nenhum acordo desse tipo havia sido fechado — e teria feito isso para receber um adiantamento de US$ 1,1 milhão.

Em termos técnicos, o processo acusa a cantora de fraude sobre como ela pagou dinheiro da receita da turnê; de induzir fraudulentamente Michel a assinar o acordo de 2023; e de violar seu contrato e seu dever fiduciário. Também exige uma decisão declarando o acordo de 2023 nulo e uma contabilidade judicial dos livros da turnê.

O processo também inclui inúmeras outras escavações em Hill além das alegações reais de irregularidades legais. Em uma seção, os advogados de Michel apontam que a cantora subiu ao palco quase quatro horas atrasada durante um show recente no Quênia.

Em outro ponto, eles alegam que ela “rejeitou unilateralmente” uma oferta de US$ 5 milhões para tocar no Coachella no início deste ano porque “seu ego estava ferido” que a banda No Doubt receberia um cachê maior no festival.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.