Donatinho lança álbum com o pai, um ano após morte de João Donato
Músico morreu em julho de 2023 aos 88 anos
Nesta sexta-feira (10), Donatinho, filho de João Donato, lança o álbum “Sintetiza2” – pouco mais de um ano da morte do cantor aos 88 anos.
O disco, gravado em 2020, tem participações de Russo Passapusso, Joyce Moreno e Bluey, do Incognito. Para a “Folha de SP”, Donatinho falou sobre o processo de produção do projeto.
“Donato não lançava um disco cantando desde 2002. Tive essa ideia e falei para ele: ‘Você topa fazer só eu e você, de um jeito que você nunca fez antes? Com beats eletrônicos, sem piano acústico, sintetizadores, nós dois compondo e cantando?’. Ele disse: ‘Só se for agora!’”, contou.
O (re)encontro de João Donato e Donatinho é uma feliz continuação de “Sintetizamor”, de 2017, trabalho que sacramentou a parceria da dupla. Embora boa parte das canções do disco traga a assinatura de ambos, o repertório traz a marca registrada de pai e filho. João Donato se apossa de “Marina” (que tem vocais de Russo Passapusso, do BaianaSystem), “Intuir” e “Imperador”, um dueto delicado com a cantora Joyce Moreno.
Donato filho reina supremo em canções que exigem um groove mais pesado –caso de “Love Law” e principalmente “Feeling of Love” e “Sunshine”, que trazem somente a sua assinatura. Já “Donatinho`s Lullaby” é um dos momentos mais ternos do disco. Ela nasceu como “Canção de Ninar para Donatinho”, uma composição de João Donato cuja partitura foi encontrada depois da morte do músico.
O produtor Habacuque Lima, do estúdio Trampolim e do selo Sound Department, terminou o rascunho da partitura num papel com furinhos e tocou a melodia pela primeira vez numa caixinha de música real.
Donatinho transformou a melodia numa vinheta com sons de videogame, para lembrar a infância com seu pai, quando ele, moleque, jogava sem parar e João Donato o acompanhava pois gostava dos sons dos jogos. Um fecho de ouro para uma relação afetuosa e musical entrei pai e filho.