Baterista do The Who é demitido da banda pela 2ª vez em um mês
Zak Starkey desabafou sobre decisão dos colegas
O baterista do The Who, Zak Starkey, foi demitido da banda pela segunda vez, apenas um mês após ser demitido e rapidamente reintegrado.
Em uma publicação no Instagram nesta segunda-feira (19), o guitarrista do grupo, Pete Townshend, anunciou que Starkey não fazia mais parte da banda, a poucos meses de sua turnê de despedida pela América do Norte.
“Depois de muitos anos de ótimo trabalho de Zak na bateria, chegou a hora da mudança”, dizia a publicação de Townshend. “Um momento comovente. Zak tem muitos novos projetos em mãos e desejo o melhor a ele.”
Starkey, baterista do The Who desde 1996, posteriormente afirmou que sua saída não foi uma decisão mútua.
“Fui demitido duas semanas após a reintegração e solicitado a fazer uma declaração dizendo que havia me demitido para seguir meus outros projetos musicais”, escreveu Starkey nas redes sociais, uma hora após a declaração de Townshend.
“Eu amo o The Who e jamais teria desistido e decepcionado tantas pessoas incríveis que me apoiaram durante toda essa loucura.”
Ele acrescentou que houve “semanas de caos, eu entrando e saindo, entrando e saindo… como uma caixa de compressão sangrenta”.
O baterista disse que, embora tivesse outros projetos em andamento, os fazia com frequência e que “nada disso jamais interferiu com o The Who e nunca foi um problema para eles. A mentira é, ou teria sido, que eu saí do The Who — eu não saí. Eu amo o The Who e todos que fazem parte dele.”
Como foi a primeira demissão de Zak Starkey
Em abril, Starkey foi demitido da banda por causa de um desentendimento sobre sua apresentação no show no Royal Albert Hall no início deste ano.
Uma crítica do show da banda em março no Metro sugeriu que o vocalista do The Who, Roger Daltrey, reclamou no palco sobre a apresentação de Starkey, supostamente parando durante a última música, “The Song Is Over”, para dizer à plateia: “Para cantar essa música, preciso ouvir a tonalidade, e não consigo. Só tenho a bateria fazendo bum, bum, bum. Não consigo cantar com isso. Me desculpem, pessoal.”
Starkey, filho de Ringo Starr, entrou para o The Who em tempo integral durante a turnê “Quadrophenia” de 1996.
Ele foi apresentado à bateria pelo ex-baterista da banda, Keith Moon, um amigo da família que presenteou Starkey com uma bateria em seu oitavo aniversário.
Esta é a segunda demissão de um baterista de destaque em poucos dias: o baterista do Foo Fighters, Josh Freese, foi demitido da banda na semana passada, após substituir Taylor Hawkins (1972-2022) nos últimos dois anos.
“Aproveitei os últimos dois anos com eles, tanto dentro quanto fora do palco, e apoio o que eles acharem melhor para a banda”, escreveu Freese.
“Nos meus 40 anos de bateria profissional, nunca fui demitido de uma banda, então, embora não esteja bravo, estou apenas um pouco chocado e decepcionado.”