Você está lendo
O artista que abrirá os shows do Oasis e que foi sampleado pelo Bonde do Tigrão

O artista que abrirá os shows do Oasis e que foi sampleado pelo Bonde do Tigrão

Richard Ashcroft fará os shows de abertura dos ingleses no Brasil

Richard Ashcroft: abertura dos shows do Oasis e Bonde do Tigrão (Reprodução)

Se você é da faixa-etária 35+, com certeza viu Richard Ashcroft perambulando impávido em sua televisão, exibido pela MTV em um icônico clipe. Ele é ex-vocalista de uma então sensação do britpop, a banda The Verve que foi catapultada ao mainstream a partir do hit “Bitter Sweet Symphony”.

VEJA TAMBÉM
Oasis em Wembley, julho de 2025. (Cortesia da Big Brother Recordings)

O cantor e compositor será o responsável pelos atos de abertura dos shows do Oasis no Brasil. Eles se apresentam nos dias 22 e 23 de novembro, no Estádio do Morumbi.

Essa é a segunda vez de Ashcroft no Brasil. A primeira é recente, em junho deste ano, no festival Best of Blues and Rock, realizado no Parque do Ibirapuera. Na ocasião, ele se apresentou com uma camisa que fazia menção ao piloto Ayrton Senna. Na gringa, ele também foi responsável por abrir os shows dos irmãos Gallagher no Reino Unido e na Irlanda, se apresentando em locais icônicos como Heaton Park e Estádio de Wembley.

“Foi adorável que [o convite] tenha vindo dos rapazes. Sabe, não foi um agente ou empresário. Sabe, eles entenderam, eu acho, que eu poderia ter sido a pessoa perfeita para deixar a decisão para eles.”, disse Richard, amigo da banda antes mesmo de o nome Oasis virar uma.

Em 2026, ele parte para uma turnê também pelo Reino Unido e Irlanda, tocando em arenas como a The O2 de Londres e a Co-op Live em Manchester, ambas já com ingressos esgotados após o sucesso com o Oasis.

+Leia mais: Oasis no Brasil: por que ‘Live Forever’ é o hit mais emocionante do show?

Richard Ashcroft sampleado pelo Bonde do Tigrão

Quem é nerdola de funk sabe que o hit foi tão grande que ele foi parar no funk carioca dos anos 2000. O hit, pungente e cheio de violinos, acabou servindo como base de uma canção funkeira que marcou o crossover de três grandes bondes do gênero carioca. No início do século, o Bonde do Tigrão já havia estourado com “Cerol na Mão” e, no Rio, havia um outro grupo muito querido, o Bonde do Vinho, que tomou conta das paradas com a pancada “I Feel Vinho”, que sampleava James Brown.

Como o céu é o limite, os dois bondes se uniram ao grupo Os Carrascos para lançar uma colaboração que prometia abalar as rádios e os bailes: uma mistura de ópera funk que fazia referência a três tenores que faziam sucesso à época: Luciano Pavarotti, Placido Domingos e José Carreras. Mais do que isso, samplearam “Bitter Sweet Symphony” e lançaram “Os Três Tenores”.

O tiro foi na água. Quase ninguém, além dos fãs de cada bonde, ouviu a pérola que misturava música clássica, britpop e funk carioca.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.